Questões da prova UFSC 2019/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2019/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 71:

Novo fármaco para tratamento de tuberculose

A US Food and Drug Administration dos Estados Unidos está avaliando o pedido de legalização da pretomanida, um novo candidato a fármaco para o tratamento de tuberculose. A pretomanida seria usada em combinação com a bedaquilina e a linezolida para tratar pacientes com tuberculose de resistência múltipla ou extensa. A pretomanida foi desenvolvida pela TB Alliance, uma organização global sem fins lucrativos dedicada ao avanço no desenvolvimento de fármacos contra a tuberculose.

KEMSLEY, J. US FDA reviewing pretomanid for tuberculosis. Chemical & Engineering News, American Chemical Society, Washington, EUA, p. 15, mar. 2019.

As estruturas da bedaquilina e da pretomanida são fornecidas abaixo:

Sobre o assunto e com base nas informações acima, é correto afirmar que:


Questão 72:

As figuras abaixo ilustram de maneira esquemática e sequencial uma reação química hipotética de A (●) formando B (▲) em um balão volumétrico de um litro e também o diagrama de energia para a referida reação. Essa reação pode ser representada por: A ⇌ B

Com base nessas informações, é correto afirmar que:


Questão 73:

Poluentes no meio ambiente podem interagir com patógenos para mudar a resposta de pessoas e seres vivos a doenças infecciosas

Há algumas décadas, pesquisadores demonstraram que poluentes orgânicos persistentes, como dioxinas e bifenilas policloradas, reduziram a resistência de ratos ao vírus influenza. Nova pesquisa sugere que outros contaminantes, incluindo compostos fluorados, arsênio e mercúrio, também podem interferir na resposta imune de animais em laboratório, bem como de pessoas. Em alguns casos, os poluentes reduzem a resposta imune a vacinas, tornando as pessoas mais suscetíveis a doenças infecciosas. Em outros casos, poluentes do meio ambiente aumentam a virulência de patógenos, resultando, por exemplo, no aumento da resistência de algumas bactérias a antibióticos.

ERICKSON, B. E. Linking pollution and infectious disease. Chemical & Engineering News, American Chemical Society, Washington, EUA, p. 29-33, 18 mar. 2019. [Adaptado].

O aumento das atividades antropogênicas e do consumo tem amplificado problemas relacionados ao meio ambiente. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:


Questão 74:

Uma das maneiras de quantificar cloreto em soluções aquosas consiste em conduzir uma titulação utilizando-se soluções padronizadas de AgNO3. Nessa titulação, a solução de AgNO3 é adicionada com uma bureta gota a gota à solução que contém íons cloreto e forma-se um precipitado de AgCℓ. A adição do titulante ocorre até que seja detectado o ponto final da titulação, ou seja, até que os íons cloreto tenham sido completamente precipitados na forma de AgCℓ. A reação que descreve o processo é dada por:

Considere que um lote de frascos que contêm solução nasal (solução aquosa de NaCℓ) tenha sido analisado utilizando-se o método titulométrico mencionado acima e que a solubilidade do precipitado de AgCℓ seja desprezível. Considere, ainda, que três alíquotas tenham sido coletadas em diferentes frascos de soro fisiológico e tituladas com uma solução de AgNO3 de concentração 0,100 mol L-1. Os resultados estão expostos na tabela abaixo:

Sobre o assunto e com base nas informações acima, é correto afirmar que:


Questão 75:

O modelo do mosaico fluido foi proposto na década de 1970 para explicar a estrutura da membrana plasmática. O modelo prevê que a membrana possui, entre outras substâncias, duas camadas formadas por fosfolipídios, com “cabeças” orientadas para os meios extracelular e intracelular. Essas moléculas estão em constante deslocamento, formando um modelo fluido.

Disponível em: https://www.biologianet.com/biologia-celular/modelo-mosaico-fluido.htm. [Adaptado]. Acesso em: 12 abr. 2019.

As representações esquemáticas da membrana plasmática e da estrutura geral de um fosfolipídio são mostradas abaixo:

Sobre o assunto e com base nas informações acima, é correto afirmar que:


Questão 76:

As glândulas endócrinas do corpo humano são responsáveis pela produção de substâncias conhecidas como hormônios. Essas substâncias são produzidas e liberadas diretamente na corrente sanguínea. No organismo, o conjunto de glândulas endócrinas forma o chamado sistema endócrino, que, juntamente com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções do corpo. Entre as glândulas endócrinas está a tireoide, responsável pela produção dos hormônios tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4). O iodo é um elemento utilizado na síntese dos hormônios tireoidianos, por isso é um elemento essencial para o organismo humano e também para o de outros animais. Com a finalidade de suprir a necessidade de iodo da população, diversos países adotam a adição de iodo, na forma de sais de iodeto ou de iodato, ao sal para consumo humano (sal de cozinha). De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o sal para consumo humano deve conter de 15 mg até o limite máximo de 45 mg de iodo por quilograma de produto.

As estruturas dos hormônios T3 e T4 estão representadas abaixo:

Sobre o assunto e com base nas informações acima, é correto afirmar que:

 


Questão 77:

O nariz humano contém mais de 100 milhões de receptores que atuam conjuntamente em complexas operações para a identificação de moléculas características de diversos tipos de aromas e odores. Muitas das substâncias que geralmente são caracterizadas pelo aroma agradável ou pelo odor desagradável apresentam estruturas semelhantes, com massa molar inferior a 294 g mol-1. O ácido valérico, o ácido cáprico e o gás sulfídrico são exemplos de substâncias que causam mau cheiro. Suas estruturas e odor característico estão apresentados abaixo:

Com base nas informações acima, é correto afirmar que:


Questão 78:

A reação (não balanceada) entre o magnésio e o ácido clorídrico está representada abaixo:

Mg(s) + HCℓ(aq) → MgCℓ2(aq) + H2(g)

Com o objetivo de estudar essa reação, foram realizados quatro experimentos com diferentes quantidades de magnésio e de ácido clorídrico, informadas a seguir:

Considerando essas informações, é correto afirmar que:


Questão 79:

No corpo humano, proteínas, carboidratos, lipídios e ácidos nucleicos são constituídos por elementos como carbono, oxigênio, nitrogênio, hidrogênio, fósforo etc. Conforme ilustrado na figura ao lado, esses elementos estão entre os mais abundantes do corpo humano.

Disponível em: https://cnx.org/contents/[email protected]:[email protected]/Elements-and-Atoms-The-Building-Blocks-of-Matter. Acesso em: 30 mar. 2019.

Em relação aos elementos químicos e às substâncias que compõem o corpo humano, é correto afirmar que:


 
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 [8]