Questões da prova URCA 2016/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2016/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

Há historiadores que afirmam que a redescoberta do Brasil se deu com a publicação da primeira lei de patrimônio do Brasil pelo Decreto-Lei 25/37, complementada pela criação da Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), também, em 1937.

Observe o primeiro artigo da Lei:

Art. 1º Constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.

A constituição de 1988 acompanhou essas novas abordagens. Não se fala mais de patrimônio histórico e artístico. Estes conceitos foram substituídos por Patrimônio Cultural. Neste sentido, observe os itens que contemplam o que se enquadra na legislação como Patrimônio Cultural, segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, artigo 216, Seção II – Da Cultura:

I) As formas de expressão.
II) Os modos de criar, fazer e viver.
III) As criações científicas, artísticas e tecnológicas.
IV) As obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais.
V) Os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Estão CORRETOS:


Questão 42:

“O conceito de cultura que eu defendo, é essencialmente semiótico. Acreditamos como Max Weber, que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo essas teias e a sua análise; portanto, não como uma ciência experimental em busca de leis, mas como uma ciência interpretativa, à procura de significado”... GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Antropologia social. Zahar Editores. Rio de Janeiro.1973. pag.15

A cultura produzida pelo homem pode ser interpretada como:


Questão 43:

Observe as informações abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

NEGROS DE ALUGUEL: os negros de ganho ou negros de aluguel, eram os escravos cujos seus senhores alugavam seus serviços, inclusive para o poder público da época. “Alguns ‘negros de aluguel’ tiveram a possibilidade de juntar dinheiro e comprar sua própria alforria”


Questão 44:

Observe o texto a seguir:

No século XIV, os portões dos feudos se fecharam para os visitantes, que passaram a ser vistos como inimigos. O isolamento entre os reinos tornou-se ainda maior e havia um crescente sentimento de xenofobia. Ninguém era bem-vindo e todos eram suspeitos de carregar a peste. Nos anos que se seguiram, os europeus viveram dominados pelo medo e por uma só pergunta: quando ela vai voltar?
(Superinteressante)

Assinale a alternativa que melhor condiz com o texto:


Questão 45:

Para o "aformoseamento" das principais cidades brasileiras do século XIX, especialmente capitais como Fortaleza e Rio de Janeiro foram contratados os serviços de arquitetos e engenheiros com o propósito de disciplinar esteticamente o espaço urbano para que as cidades pudessem acompanhar os anseios da modernidade. Sobre este processo assinale o que for CORRETO:


Questão 46:

"Caros camaradas, soldados, marinheiros e trabalhadores, tenho o prazer de congratulá-los pela vitória da revolução russa, saudá-los como a vanguarda do exército proletário internacional (...) A guerra do banditismo imperialista é o começo da guerra civil na Europa. (...). Na Alemanha, tudo já está fermentando! Não hoje, mas amanhã, qualquer dia, pode ocorrer o colapso geral do capitalismo europeu. A revolução russa que vocês realizaram deu o golpe inicial e inaugurou uma nova era. (...). Viva a Revolução Social Internacional!"
(Discurso de Lenin em 16 de abril de 1917, citado em Wilson, E., Rumo à estação Finlândia. São Paulo: Cia. Das Letras, 1986. pg. 441)

Assinale a alternativa que melhor apresenta a temática central do discurso de Lenin:


Questão 47:

A crise capitalista desencadeada em 1929 nos EUA e na Europa Ocidental estendeu-se para a América Latina contribuindo para:


Questão 48:

A respeito do salazarismo, estabelecido em Portugal entre 1933 e 1974, é CORRETO afirmar:


Questão 49:

“No lado direito da tribuna, em lugares que até agora tinham permanecido vazios, com muita inveja do gentio doméstico, instalaram-se representantes do fascio italiano, com as suas camisas negras e condecorações dependuradas, e no lado esquerdo representantes nazis, de camisa castanha e braçadeira com a cruz suástica, e todos estes estenderam o braço para a multidão, a qual correspondeu com menos habilidades mas muito vontade de aprender, é nesta altura que entram os falangistas espanhóis, com a já conhecida camisa azul, três cores diferentes e um só verdadeiro ideal.”
(José Saramago, O ano da morte de Ricardo Reis. São Paulo, Companhia das Letras, 1988)

Assinale a alternativa na qual o autor identifica um dos ideais que aproximavam os representantes de três países europeus, entre os anos de 1930 e início dos anos de 1940:


Questão 50:

Podemos definir o MACARTISMO como:


Páginas: 1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12 13