Questões da prova URCA 2016/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2016/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 61:

Sabemos que o tecido muscular é classificado em três tipos: tecido muscular estriado cardíaco, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular não estriado ou liso. Conforme informação acima a alternativa que indica o tipo de músculo relacionado com a nossa locomoção, corretamente é:


Questão 62:

Uma mulher do grupo sanguíneo tipo “B”, cuja mãe é do grupo sanguíneo tipo “O”, casa-se com um homem doador universal. Os filhos do casal terão como prováveis grupos sanguíneos:


Questão 63:

O cruzamento entre uma planta de ervilha rugosa-verde rrvv com um planta lisa-amarela RRVV tem como descendente em F1:


Questão 64:

Observe a figura abaixo relacionada a fotossíntese e a respiração e responda: A respeito da condução de seiva bruta nas angiospermas é correto afirmar que:


Questão 65:

Na Biologia, as relações ecológicas são divididas em relações ecológicas interespecíficas e relações ecológicas intraespecíficas. As relações ecológicas interespecíficas se estabelecem entre indivíduos de espécies diferentes, enquanto que as relações ecológicas intraespecíficas se estabelecem entre indivíduos da mesma espécie. Inquilinismo, herbivoria, parasitismo e mutualismo são exemplos de relações ecológicas interespecíficas, ou seja, ocorre entre indivíduos de espécies diferentes. Sociedade, colônia e competição são exemplos de relações ecológicas intraespecíficas. As relações ecológicas abaixo descritas são classificadas, respectivamente, como:

I. A caravela é um cnidário que vive flutuando no mar e é formada por um conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem fisicamente juntos, dividindo o trabalho.
II. A associação entre certos fungos e algas clorofíceas ou cianobactérias formam um novo tipo de organismo, o líquen.
III. Entre alguns insetos da mesma espécie, os animais mais fracos ou doentes são devorados pelos sadios;
IV. Várias espécies de abelhas formam agrupamentos altamente organizados, nas quais, de modo instintivo, cada indivíduo coloca a sobrevivência da colmeia acima de sua própria.


Questão 66:

Observe os organismos no quadro abaixo e procure relacionar as características anatômicas com cada classe animal:

1) Corpo coberto com pele seca e queratinizada, esqueleto completamente ossificado, coração com dois átrios e dois ventrículos parcialmente divididos, respiração pulmonar, temperatura corporal variando de acordo com o ambiente e ovos adaptados para o desenvolvimento em terra.
2) Presença de ossos pneumáticos, coração com quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. e embrião formado no interior de um ovo, na porção externa do corpo da mãe.
3) Animais com coração com três cavidades e respiração branquial, cutânea e pulmonar.
4) Animais com corpo geralmente coberto com pelos, glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas, dentes diferenciados, homeotérmicos.
5) O coração apresenta 3 cavidades, onde circula sangue venoso, presença de bexiga natatória, presença de opérculo protegendo as fendas branquiais e arco mandibular não fundido ao crânio.

Com estas características, podemos identificar o grupo:


Questão 67:

A imagem capturada pelas lentes da máquina fotográfica do Artista Cratense Samuel Araújo Gregório, expressa sentimentos de pertencimento, acolhimento e afetividade que o povo cratense traz como marca forte de sua personalidade.

Assinale a alternativa que melhor traduz o que o artista na fotografia expressa como Categoria Geográfica.

 


Questão 68:

Sobre a economia atual, do Brasil e do mundo é CORRETO afirmarmos.


Questão 69:

Identifique a ÚNICA assertiva que não traz informações corretas sobre o crime de estupro.


Questão 70:

Ao estudar a dinâmica sociodemográfica, juntamente com as questões agrárias na formação socioespacial do Brasil, nos deparamos com intervenções jurídicas como a chamada “Lei de Terras”, de 18 de Setembro de 1850, que ao proibir, a partir daquele momento, as aquisições de terras devolutas por outro título que não fosse o de compra, acabou proporcionando o seguinte efeito socioespacial:


Páginas: 1 2 3 4 5 6 [7] 8 9 10 11 12 13