Questões da prova URCA 2017/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2017/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 1:

As grandezas vetoriais na física, tais como velocidade, força, campo elétrico etc., possuem:


Questão 2:

Considere um ônibus viajando do Cariri para Fortaleza-Ceará com velocidade não nula em relação a estrada. Assinale a alternativa completa e correta:


Questão 3:

De acordo com a segunda lei de Newton, uma partícula sob ação de uma única força “F” possui, em relação à um referencial inercial, uma aceleração “a” de tal forma que “F=m.a” onde “m” é a massa da partícula. Se a massa da partícula for dada em quilograma (kg) e a força em newtons (N) então a aceleração da partícula será dada em:


Questão 4:

Um automóvel com uma velocidade cujo valor é 40 km/h desacelera até a velocidade de 20 km/h depois de 4 segundos contados a partir do instante em que o freio foi acionado. O valor absoluto da desaceleração média deste automóvel no intervalo em consideração é:


Questão 5:

Uma bola de 5 kg é colocada em uma certa altura, em relação ao solo, e solta para cair livremente sob ação apenas da gravidade. Adote o valor aproximado da aceleração da gravidade de aproximadamente 10 m/s². O deslocamento da bola nos quatro primeiros segundos de queda é de:


Questão 6:

Um aquecedor de potência 30 kW ficou ligado durante 20 minutos. Desprezando perdas por energia térmica nos fios de ligação, qual a quantidade (aproximada) de energia consumida por este aparelho nesta situação?


Questão 7:

Suponha que a cada 10 metros de profundidade a pressão hidrostática em um profundo lago aumenta de aproximadamente 1 atmosfera. Sendo 1 atmosfera a pressão sobre a superfície do lago e 5 atmosferas a pressão total no fundo do lago então a profundidade do lago é de:


Questão 8:

A constante calorífica de derretimento do gelo, sob pressão atmosférica padrão, é cerca de 80 cal/g. Isto significa que para derreter cada grama de gelo à 0 graus Celcius sob pressão atmosférica padrão é necessário transferir para ele 80 cal de energia térmica. A quantidade de energia térmica necessária para derreter 11 g de gelo à 0 graus Celcius sob pressão padrão é cerca de:


Questão 9:

Considere a velocidade da luz no vácuo, c=3x105 km/s, e a velocidade orbital da Terra em torno do Sol, v=30km/s. A relação correta entre “c” e “v” é:


Questão 10:

Assinale a alternativa correta:


Páginas: [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14