Questões da prova URCA 2017/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2017/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 71:

Os tubarões possuem um sexto sentido, a ampola de Lorenzini. Graças a ela, esses condrictes são capazes de:


Questão 72:

No sangue humano existem glóbulos vermelhos e brancos. Dentre os glóbulos brancos, os eosinófilos são mais diretamente associados ao combate de:


Questão 73:

“A geopolítica nasceu – pelo menos oficialmente, como rótulo – com o jurista sueco Rudolf Kjellén, que pela primeira vez empregou esse termo num ensaio intitulado As Grandes Potências, publicado em 1905 numa revista do seu país”. (VESENTINI: 2015, p. 15).

Sobre Geopolítica é correto afirmar:


Questão 74:

Sobre Geografia é incorreto afirmar:


Questão 75:

Sobre a relação homem x natureza, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, e indique a alternativa correta:

( ) Conforme a disponibilidade de recursos econômicos, tecnológicos, etc., as sociedades modernas modificam a natureza original de seus territórios.
( ) A localização geográfica de uma determinada Área, Região ou País, tem um sentido relativo, pois, com o incremento da indústria bélica, podemos viajar mais rapidamente de um lugar a outro.
( ) Nas grandes cidades onde há grande concentração industrial e/ou de veículos, a poluição do ar é mais impactante, sobretudo com a ausência ou pouca disponibilidade de áreas verdes nos centros urbanos.
( ) Com o processo de modernização agrária através da mecanização e introdução de técnicas como o uso intensivo de adubos químicos e agrotóxicos os centros urbanos tiveram, como consequência, aumento dos índices de pluviosidade.
( ) O uso intensivo de agrotóxico na pecuária e no cultivo de hortaliças, entre outros traz consequências negativas para o solo e para o consumo dessa produção.


Questão 76:

De acordo com a influência de massas de ar, podemos dividir o território brasileiro em cinco principais tipos climáticos. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª e indique a alternativa correta:

I. Clima Equatorial Úmido
II. Clima Litorâneo Úmido
III. Clima Tropical Alternadamente Úmido e Seco
IV. Clima Tropical tendendo a Seco ou Semiárido
V. Clima Subtropical Úmido.

( ) É um tipo de clima tropical, portanto quente, com médias anuais de pluviosidade geralmente inferiores a 1.000 mm. As chuvas se concentram num período curto como no interior do Estado da Paraíba, por exemplo.
( ) As médias pluviométricas oscilam entre 1.500 e 2.000 mm/ano; abrangendo a porção do território brasileiro próxima ao litoral, desde o Rio Grande do Norte até a parte setentrional do Estado de São Paulo.
( ) Abrange a porção do território brasileiro localizada ao sul do Trópico de Capricórnio; é o tipo de clima classificado como “mesotérmico”, isto é, de temperaturas médias.
( ) Abrange a Amazônia brasileira; quente e úmido, da convergência dos alísios.
( ) É um clima tropical típico, quente e semiúmido com uma estação chuvosa (verão) e outra seca
(inverno). Abrange Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, trechos da Bahia e do Ceará, Maranhão e Piauí.


Questão 77:

Leia com atenção as afirmativas abaixo, sobre Domínios Morfoclimáticos Brasileiros, e indique a alternativa correta:

I. O domínio morfoclimático “Mares de Morros” se localiza na porção litorânea do Brasil, desde o Nordeste até o Sul. Se encontra sobre terrenos cristalinos onde predominam os granitos e gnaisses, com aspectos característicos nas formas de relevo como “meia laranja”, que tem origem em Serras como a da Mantiqueira e Espinhaço, por exemplo.
II. O domínio do Cerrado corresponde ao clima tropical típico ou semiúmido, a vegetação semelhante às savanas africanas; e ao planalto Central brasileiro, com “Chapadas” e “Chapadões”. Seus rios são afluentes do Amazonas, do Paraná ou do rio Paraguai.
III. O domínio da Caatinga apresenta solo pouco profundo devido o baixo índice pluviométrico e do intemperismo físico. Se caracteriza pela existência de “depressões” em quase toda sua extensão, se limitando com o planalto da Borborema (N) e chapada Diamantina (S).


Questão 78:

Sobre o Nordeste brasileiro é correto afirmar:


Questão 79:

Sobre Cartografia, é incorreto afirmar:


Questão 80:

Para compreender a Estrutura Geológica de um determinado lugar é necessário observar vários fatores. Nesse sentido, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas e indique a alternativa correta:

( ) Podemos identificar três tipos de rochas: Metamórfica (formada pelo esfriamento e solidificação do magma pastoso); Ígneas (acúmulo de detritos de outras rochas) e Sedimentares (resultantes da transformação de outras rochas, seja em virtude da pressão ou temperatura).
( ) Na estrutura geológica da Terra podemos destacar, principalmente, os: Escudos Cristalinos (de idade geológica da era Pré cambriana); Bacias Sedimentares (podendo ser Mesozóica) e Dobramentos Modernos (áreas que no período Terciário sofreram grandes dobramentos originando grandes cadeias de montanha como os Andes).
( ) No Brasil não existem Dobramentos Modernos, tendo sua estrutura geológica constituída por Escudos Cristalinos (período Arqueozóico e Proterozóico) e Bacias Sedimentares (desde a era Paleozóica até a Cenozóica).


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 [8] 9 10 11 12 13 14