Questões da prova URCA 2017/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2017/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 51:

“No Brasil, os reis do Congo desempenham um papel importante em festejos com nomes distintos como congadas, congos, cucumbis, maracatus, moçambiques e quilombos, que ocorrem de norte a sul do país. Folcloristas antigos frequentemente chamavam os reis desses festejos de “reis de fumaça”, ou “reis imaginários” e afirmavam que eles não tinham poder algum” (KIDDY, Elizabeth. “Quem é o rei do Congo? Um novo olhar sobre os reis afrobrasileiros no Brasil”. IN: HEYOOD, Linda M. Diáspora negra no Brasil. São Paulo: Contexto, 2013).

Considerando o texto e seus conhecimentos, marque a alternativa correta:


Questão 52:

“Seu dotô os nordestino têm muita gratidão
Pelo auxílio dos sulistas nessa seca do sertão
Mas doto uma esmola a um home qui é são
Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”
(Gonzaga, Luiz e DANTAS, Zé. Vozes da seca: Luiz Gonzaga e Gonzaguinha (CD). EMI, 2004.

Considerando o trecho da canção acima e a realidade da sociedade do sertão nordestino historicamente constituído em diálogo com seca, assinale a alternativa correta.


Questão 53:

A partir de 2010, várias transformações políticas rebentaram em países árabes e ficaram conhecidas como Primavera Árabe. Sobre estes movimentos, assinale a alternativa correta:


Questão 54:

O Teatro Amazonas, em Manaus, é uma das construções que fizeram parte da reforma urbana da cidade. Sobre estas reforma, podemos corretamente afirmar:


Questão 55:

“A globalização é um fenômeno tão antigo quanto os Estados, e o seu desenvolvimento está associado às políticas definidas por eles... A evolução da União Europeia e a criação de outros blocos geoeconômicos regionais alimentam o ponto de vista segundo o qual a globalização tropeça na tendência de regionalização da economia mundial.”
(MAGNOLI, Demétrio. Globalização: estado nacional e espaço mundial. São Paulo: Moderna, 1997, p.).

Considerando as palavras de Demétrio Magnoli, pode-se afirmar sobre a globalização:


Questão 56:

“A crescente desertificação do Saara, assim como o árduo desflorestamento de áreas ao sul do deserto, convidava grupos a se estabelecerem, embora de forma dispersa, em planícies inundadas e sobre pequenas colinas. A escolha de tais lugares não era aleatória. Estas eram regiões facilmente defensáveis contra ataques de feras ou gente inimiga.” (DEL PIORE, Mary. VENÃNCIO, Renato Pinto. Ancestrais. Rio de Janeiro: Campus, 2004).

Sobre o continente africano e sua História, assinale a alternativa correta:


Questão 57:

“Não foi apenas o eficiente aparato de pesquisa e marketing político que o ajudou. A indefinição das candidaturas dos grandes partidos, como o PMDB e o PFL, abriu espaço ao político. Comprometidas com o processo de transição, estas legendas demoram a escolher seus candidatos, Ulisses Guimarães (PMDB) e Aureliano Chaves (PLF), o que permitiu sua eleição”.

O texto acima refere-se ao processo eleitoral que levou à Presidência da República do Brasil:


Questão 58:

As savanas africanas são um bioma conhecido mundialmente pela sua biodiversidade de mamíferos. São áreas de milhões de quilômetros com pradarias com pastos de gramíneas e árvores esparsas com estações de seca e chuva. No Brasil temos áreas semelhantes que aqui são denominadas:


Questão 59:

São organelas citoplasmáticas relacionadas com a excreção celular:


Questão 60:

As plantas possuem uma área de absorção na raiz por onde estas retiram do ambiente água e sais minerais. Esse tecido de absorção é anatomicamente classificado como um:


Páginas: 1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10 11 12 13 14