Profundidade de Foco

Diferentemente da profundidade de campo, a profundidade de foco significa a distância entre as luzes que são focalizadas na câmera.

Quando a câmera focaliza um objeto, este reflete raios de luz que devem convergir para um mesmo ponto do sensor da câmera. Caso estes raios reflitam para locais diferentes do sensor, o objeto ficará fora de foco (efeito bokeh), efeito este que aumentará conforme divergirem os raios de luz refletidos por aquele objeto. Quanto mais divergirem os raios de luz, maior será o desfoque.

Para compreender melhor, a miopia e a hipermetropia são ocasionadas quando os raios de luz não convergem para a retina, e assim ela não consegue perceber bem a profundidade de foco.

Um fator que influencia na profundidade de foco é a Abertura do Diafragma, pois quanto mais fechado o diafragma estiver, maior será a profundidade de foco, ou seja, para deixar toda a cena em foco o diafragma deve estar bem fechado, pois quanto mais aberto ele estiver, mais focará objetos próximos e desfocará o fundo (objetos mais distantes).

Vale reforçar que profundidade de foco é uma coisa, e profundidade de campo outra. Enquanto o primeiro termo se refere àquilo que está em foco atrás das lentes, dentro da câmera, o segundo termo, profundidade de campo, pode ser compreendida como a área na frente da lente, ou fora da câmera, que se encontra em foco perante a visão humana. As medidas, portanto, são bem distintas, já que quando se fala de profundidade de campo se compreende uma distância real entre os objetos, podendo variar entre metros, kilômetros ou até o infinito, enquanto quando se fala de profundidade de foco trata-se de uma distância extremamente menor.

Enquanto a profundidade de campo diminui para objetos próximos da lente, a profundidade de foco aumenta, e enquanto a profundidade de campo diminui para lentes com grande distância focal, a profundidade de foco aumenta. Estas diferenças podem confundir os dois conceitos, porém com relação à abertura as duas variam da mesma maneira, quanto menor a abertura, maior serão as duas.

Em uma lente grande angular, a profundidade de foco será bem pequena, enquanto que em uma tele-objetiva ela será bem maior, pois esta terá uma grande distância focal e uma pequena profundidade de campo.

Fontes:
http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/30996/aumento-definicao-limite-de-resolucao-e-profundidade-de-foco
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110531190807AAdcwjS
http://www.cic.unb.br/~mladeira/fotografia/r_foco.html
http://machadolucas.wordpress.com/2012/12/28/profundidade-de-campo/
http://www.fotocientifica.com/2012/05/blog-post.html
http://www.fazendovideo.com.br/vtfoco.asp
http://www.nikoninstruments.com/pr_BR/Centro-de-Informacao/Profundidade-de-foco2#header
http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/depth-of-field.htm

Arquivado em: Fotografia