Domínio morfoclimático das pradarias

Especialista em Geografia do Brasil (Faculdades Integradas de Jacarepaguá, RJ)
Mestre em Educação (Estácio de Sá, 2016)
Graduado em Geografia (Simonsen, 2010)

O domínio morfoclimático das pradarias está localizado no extremo sul do país. Sendo um dos domínios presentes na parte mais fria do Brasil, um dos únicos (juntamente com o domínio morfoclimático das araucárias) que não está na Zona Intertropical e sim na Zona Temperada do Sul.

Seu nome está ligado aos prados, que são campos de plantas herbáceas (ervas) e gramíneas com sua vegetação rasteira e muito utilizada para a pastagem de animais. Apesar de ter uma vegetação com aparência mais simples e menos exuberante do que a das florestas e savanas, porém nem por isso sem uma rica e importante biodiversidade.

Paisagem de pradaria, no Rio Grande do Sul. Foto: Alex Rodrigo Brondani / Shutterstock.com

Especialmente no Brasil é conhecido como pampas, pampas gaúchos, campanha ou campanha gaúcha. O uso do nome gaúcho junto está associado ao fato deste domínio morfoclimático estar restrito, no Brasil, ao Estado do Rio Grande do Sul. Pelo seu uso na pecuária desde os tempos da colonização da América do Sul, tem sido bastante devastado ao longo do tempo. Hoje, ele cobre aproximadamente apenas 2% do território nacional.

Diferentemente do domínio morfoclimático das araucárias, mais presente nas regiões de altitudes elevadas como planaltos, o domínio das pradarias ocorre principalmente nas áreas de relevo com menor altitude, como nas planícies. Atualmente, este domínio é comumente chamado também de campos sulinos.

O domínio das pradarias não se encontra restrito ao Brasil, se estendendo também para países vizinhos como a Argentina e o Uruguai. O clima deste domínio é o único clima brasileiro que não está entre os climas tropicais (tropical continental, tropical marítimo, tropical de altitude, equatorial e semiárido), pois se trata de um clima temperado de tipo subtropical.

Note que os climas tropicais recebem este nome por estarem entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, e que os climas temperados recebem este nome por serem climas considerados moderados a nível mundial. Porém, como o Brasil é um país majoritariamente tropical (e por isso muito quente), os climas temperados geralmente são considerados “frios” para os brasileiros e de fato são bem frios comparados aos demais climas brasileiros, porém, não são considerados assim tão frios por pessoas de outras partes do mundo. Portanto, quando falamos que este é o domínio mais frio, estamos falando apenas em relação ao Brasil.

Leia mais:

Arquivado em: Brasil