Etiópia

Graduado em Geografia (Centro Universitário Fundação Santo André, 2014)

Ouça este artigo:

A Etiópia possui como nome oficial República Democrática e Federal da Etiópia sendo um país localizado na região oriental do continente africano, com uma extensão territorial de aproximadamente 1.104.300 km² faz fronteira com 6 países, sendo eles o Djibuti, Eritreia, Quênia, Somália, Sudão e Sudão do Sul.

Sua Capital é Adis-Abeba, tendo como idioma oficial do país o Aramaico e sua moeda é o Birr, uma moeda com baixo valor de mercado internacional perante o Dólar Estadunidense.

Bandeira da Etiópia.

Segundo o World Population Prospects (WPP) no ano de 2019 sua população era estimada em 112.078.727 habitantes, possuindo neste mesmo ano uma densidade demográfica aferida de 101,5 habitantes por km², é o segundo país mais populoso do continente africano.

Observe alguns dados referentes ao país nos anos de 2018 e 2019:

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 0,47
PIB per capita 735 U$
Esperança de Vida ao Nascer 66,2 anos
Acesso à água potável 41,06% da população
População alfabetizada 52% da população aproximadamente
População que vive na área rural 78,8% dos habitantes
População que vive na área urbana 21,2% dos habitantes
Indivíduos com acesso à internet 18,62% da população
Taxa de Mortalidade 6,69 ‰ dos habitantes
Taxa de Natalidade 32,77‰ dos habitantes
Crescimento Populacional 2,42% da população

O país é considerado o berço da religião Rastafari, porém a maior parte das religiões professadas nele são o cristianismo e mulçumanismo, sendo dessas religiões a maior concentração na Igreja Cristã Ortodoxa Etíope.

Características Naturais

Mapa e localização da Etiópia. Fonte: CIA

O país está localizado fora da região litorânea, ou seja, não tem contato com mares e oceano, seu relevo é formado por planaltos e planícies sendo o Monte Ras Dejen o maior pico com 4.620 metros de altitude. Está situado na região do Rift Valley, área de falha na placa tectônica africana, sendo suscetível a abalos sísmicos e ações de tectonismo.

Sua vegetação é formada por savanas, estepes e florestas tropicais, porém com grande perda para os campos de pastagens, já que é um país majoritariamente rural. A Etiópia está localizada em um espaço que sofre com a falta de chuva, mantendo problemas com estações secas entre setembro a fevereiro, com chuvas apenas entre os meses de março a abril e de junho a agosto.

Formação Histórica

Seu processo histórico de formação é bem diverso e intenso, o país viveu sob um domínio monárquico por milhares de anos, foi em seu território que havia o reino de Sabá governado pela Rainha Makeda a 10 mil a.C, uma grande personalidade histórica, também conhecida Rainha de Sabá. A Etiópia foi um Império por muitos séculos, tendo seu fim no século XX.

Durante o processo de Neocolonialismo, o sistema de ocupação nos países africanos em busca de recursos feito pelas grandes potências européias no início do século XX, o Império Etíope manteve seu poder de domínio sob o seu território, com uma curta invasão italiana que ocorreu de 1936 a 1941. O Imperador Haile Selassie foi considerado um grande herói nesse período, pois liderou muitos conflitos e buscas de melhorias para a população, ele foi deposto por um golpe militar em 1974. A partir desse momento o país passa por alguns golpes de estado, o que resultou em diversos problemas sociais.

No ano de 1991 foi protocolado um acordo entre as frentes revolucionárias e no ano de 1994 sua constituição foi criada, sendo no ano seguinte realizado o primeiro processo eleitoral multipartidário.

Devido os diversos conflitos ocorridos ao longo desse processo histórico a população foi a mais afetada resultando em fome, falta de recursos, acesso à água potável, baixas rendas econômicas, entre outros problemas pelos quais a Etiópia é reconhecida mundialmente.

Bibliografia:

https://paises.ibge.gov.br/#/dados/etiopia

https://www.planetafrica.co.za/portal-africa/ethiopia/

https://escola.britannica.com.br/artigo/Eti%C3%B3pia/481246

Arquivado em: África