Éon Proterozóico

Por Rosana Gandini

Doutorado em Geociências (USP, 2015)
Mestrado em Geologia Sedimentar (UNISINOS, 2008)
Graduação em Ciências Biológicas (UNISINOS, 2006)

Categorias: Geologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O Éon Proterozóico (do grego próteros = anterior, e zóikos = vida) é o período de tempo correspondente a 2.5 bilhões de anos a 541 milhões de anos. Este éon faz parte do Super Éon Pré-Cambriano, que é dividido em 3 éons: o Hadeano (~ 4.6 - 4 b.a.), o Arqueano (4 - 2.5 b.a.), e o Proterozóico (2.5 b.a. - 541 m.a.).

Figura 1. Escala geocronológica do Éon Proterozóico. Ilustração: alinabel / Shutterstock.com

Durante esse éon, as interações dos sistemas de tectônica de placas e do clima eram semelhantes aos dos éons anteriores. O oxigênio se acumulou na litosfera, formando principalmente depósitos de óxido de ferro. Foi nesse éon que surgiram os primeiros seres eucariontes, as algas verdes e as algas vermelhas. Os continentes estavam unidos em uma única massa continental, chamado de Rodínia, o qual se fragmentou ao final deste éon, formando os continentes Laurentia e Gondwana.

O éon Proterozóico é dividido em 3 eras:

Figura 2. Fóssil de Ediacara. Foto: Alizada Studios / Shutterstock.com

Referências

1. TEIXEIRA, W.; FAIRCHILD, T.; TOLEDO, M.C.M. & TAIOLI, F. (2007). Decifrando a Terra. 2ª edição, São Paulo, SP; Companhia Editora Nacional, 623p.

2. PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J. e JORDAN, T.H. (2013). Para entender a Terra. Tradução R. Menegat (coord.), 6ª edição, Porto Alegre, RS; Bookman, 656p.

3. http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal Escola/Breve-Historia-da-Terra-1094.html

4. http://www.scotese.com/climate.htm

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!