Função referencial ou informativa

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF)
Graduação em Letras (Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira, FUNCESI)

Uma das funções da linguagem é informar um acontecimento ou uma realidade, tendo em vista o contexto em que se insere. Para atingir esse objetivo, o emissor (quem diz) lança mão de determinados recursos linguísticos. Em outras palavras, ele usa a função referencial ou informativa da linguagem. Vamos entender melhor esse tipo de função? Para tanto, leia este texto:

Dia do Macarrão: Brasil é o terceiro maior produtor do mundo

O alimento está presente em 99,3% dos lares do país

Publicado em 25/10/2019 - 06:04 Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil – São Paulo

O macarrão, cujo dia é celebrado mundialmente hoje (25), está presente em 99,3% dos lares brasileiros, mostra pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi). O brasileiro é o terceiro maior produtor mundial de macarrão, segundo estudo da Organização Mundial de Pasta (IPO).

“A pesquisa revelou que o Brasil come muito macarrão. Somos o terceiro produtor mundial em volume [de macarrão]. Perdemos para a Itália e para os Estados Unidos”, disse Claudio Zanão, presidente executivo da Abimapi, em entrevista à Agência Brasil. Quanto ao consumo, no entanto, o brasileiro consome cerca de 6 kg de macarrão por pessoa, bem abaixo da Itália, onde o consumo é o maior do mundo e chegava a 25,3 kg por pessoa em 2013, de acordo com a IPO.

Segundo uma teoria, o macarrão teria surgido na China há 4 mil anos e se espalhado pela a Itália por meio do explorador italiano Marco Polo, embora haja outras versões dizendo que ele já existia no Ocidente antes disso.

Na Itália, ele é tão popular, disse Zanão, que há mais de 500 tipos de massas. No Brasil, chegou, segundo ele, por meio da Família Real e se difundiu por todo o país por meio dos imigrantes italianos.

Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-10/brasil-e-o-terceiro-maior-produtor-de-macarrao-do-mundo>. (Fragmento).

Qual o objetivo do texto? Informar fatos sobre a presença do macarrão no Brasil, no que tange ao consumo (“está presente em 99,3% dos lares brasileiros”) e à produção (“O brasileiro é o terceiro maior produtor mundial de macarrão”) do alimento. Note que, ao longo da reportagem, são citadas as fontes (uma pesquisa brasileira e um estudo internacional) que sustentam os fatos noticiados. Com isso, cria-se um distanciamento entre eles e o emissor do texto (a repórter). Veja alguns exemplos:

[...] mostra pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi).

[...] segundo estudo da Organização Mundial de Pasta (IPO).

“A pesquisa revelou que o Brasil come muito macarrão. Somos o terceiro produtor mundial em volume [de macarrão]. Perdemos para a Itália e para os Estados Unidos”, disse Claudio Zanão, presidente executivo da Abimapi, em entrevista à Agência Brasil.

No terceiro exemplo, há uma citação direta da fala do outro, marcada por aspas. Em seguida, o verbo “disse” apresenta o entrevistado pela reportagem. As citações e os dados estatísticos conferem um tom de veracidade e autenticidade às informações prestadas. Observe que a 1ª pessoa do singular aparece no texto apenas na fala do entrevistado. O uso da 3ª pessoa do singular, do presente do indicativo, é uma das marcas da função referencial, que busca manter o distanciamento entre o sujeito (emissor) e o fato, conforme mencionado anteriormente. Vale acrescentar que informações relativas ao tempo e ao lugar são expostas para a inserção do fato em um contexto:

Publicado em 25/10/2019 - 06:04 Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil – São Paulo

O macarrão, cujo dia é celebrado mundialmente hoje (25) [...]

Para concluir

Usa-se a função da linguagem referencial ou informativa quando se intenciona informar objetivamente um acontecimento ou uma realidade. Para tal, algumas estratégias são adotadas, como: a exposição de dados (estatísticos, por exemplo) com vistas à comprovação do fato; citações das falas alheias de modo indireto e, algumas vezes, direto;

o uso da 3ª pessoa do singular e a menção a circunstâncias (de tempo e de lugar) relativas ao acontecimento. Quando o emissor usa essas estratégias, ele está usando a linguagem referencial ou informativa.

Referências:

BARROS, Diana Pessoa de. A comunicação humana. In: FIORIN, José Luiz. (org.) et al. Introdução à Linguística. 6.ed. 7ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2019. p. 25-53.

CRUZ, Elaine Patricia. Dia do Macarrão: Brasil é o terceiro maior produtor do mundo. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-10/brasil-e-o-terceiro-maior-produtor-de-macarrao-do-mundo>. Acesso em: 25 de outubro de 2019.

Arquivado em: Linguística, Português