Resumo: Sagarana

A hora e a vez de Augusto Matraga

Augusto Estêves é o valentão do vilarejo onde habita. Ele gasta tudo que cai em suas mãos e, com o falecimento de seu pai, conhece a miséria. Um belo dia ele recebe uma mensagem de Quim Recadeiro; acabara de ficar sem seus capangas, recrutados por seu maior rival, o Major Consilva, e sua esposa e a filha tinham partido na companhia de Ovídio Moura.

Inconformado, ele vai à fazenda do Major para enfrentar os antigos homens de confiança. O Major exige que o protagonista receba a marca do ferro no glúteo e que a vida lhe seja tirada. No auge da agonia, ele pula de um abismo. À beira da morte, é socorrido por um casal de negros. Até um sacerdote é chamado para confortá-lo. Ao se curar, o protagonista resolve mudar de vida. Então ele se refugia com os negros no Tombador.

A partir de então, ele passa a trabalhar sem cessar, especialmente para a sobrevivência do casal que o salvou. Além disso, ele pretende expiar seus erros. Em uma ocasião o bando de jagunços comandado por Joãozinho Bem-Bem chega ao povoado e Augusto e o célebre fora-da-lei se tornam amigos. É com tristeza que o protagonista o vê partir.

Com a passagem do tempo, Augusto também se despede de Tombador, sentindo que seu momento está por vir. Ele se depara com o jagunço, que se prepara para eliminar uma família por revanche. O protagonista implora ao amigo que não cometa essa atrocidade, e o mesmo vê esse pedido como uma ofensa. Ambos duelam entre si e acabam perdendo a vida.

guimaraes rosaBiografia do Autor

João Guimarães Rosa, um dos maiores escritores de todos os tempos, produtor de uma obra de alcance universal, nasceu na cidadezinha de Cordisburgo, em Minas Gerais, filho de D. Francisca Guimarães Rosa e de Florduardo Pinto Rosa, de quem herdou a paixão pelas estórias.

Joãozito, como era chamado quando menino, teve uma infância privilegiada. Ele conviveu desde cedo com personagens encantados criados pela mente paterna e com outra herança fundamental, a familiaridade com a linguagem, tanto a de sua terra natal, quanto a de países do mundo todo. Rosa é atingido, em novembro de 1967, por um ataque fulminante do coração, talvez pela presença de tanto amor, de tantas estórias, que não mais cabiam em seu peito.

Arquivado em: Resumos de Livros