Isquemia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A palavra isquemia vem do grego iskho=deter e haima=sangue. Recebe também o nome de anemia local, e é uma perturbação circulatória que se caracteriza fundamentalmente por uma interrupção do trânsito sanguíneo numa determinada artéria, por sua obstrução mecânica. Em consequência, ocorrem alterações nutritivas nos tecidos irrigados pela artéria ocluída.

As causas podem ser várias, como:

A isquemia pode ser causada também por uma aterosclerose, resultante da combinação entre hiperlipidemia e hipertensão em pacientes que sofrem de diabetes mellitus. O processo isquêmico que resulta dessa causa pode levar à diversos danos ao organismo, como disfunção erétil, perda parcial ou total da sensibilidade nas extremidades, retinopatia diabética e acidentes vasculares.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Isquemia
http://www.bapbaptista.com/Definicao isquemia.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!