Samoa

O Estado Independente de Samoa (Independent State of Samoa, em inglês; Malo Saʻoloto Tutoʻatasi o Sāmoa em samoano) é um pequeno país independente, localizado a sul do Oceano Pacífico. Sua capital é Apia, e sua área total é de 2831 km², pouco mais da metade do tamanho do Distrito Federal. A população de Samoa é de cerca de 184 mil habitantes, na grande maioria seguidores do cristianismo de rito católico. As línguas oficiais são o inglês e o samoano, e a moeda corrente é o tala.

O estado samoano engloba o extremo oeste das ilhas de Samoa, que consiste em nove ilhas vulcânicas, sendo que duas das quais - Savai'i e Upolu, representam mais de 99% do território. O arquipélago está localizado a meio caminho entre o Havaí e a Nova Zelândia, na área etnogeográfica da Polinésia, a sul do Pacífico. A ilha principal, Upolu, é o lar de cerca de três quartos da população de Samoa, além de abrigar a capital nacional Apia. Logo mais a leste está o território de Samoa Americana, ainda sob administração dos Estados Unidos, com uma área cerca de dez vezes menor que a Samoa independente, e que certamente, no futuro, será integrada a Samoa, formando um só país. O clima é tropical, com uma estação das chuvas de Novembro a Abril.

Apesar de séculos de influência européia, Samoa mantém muito de suas tradições históricas, sistemas sociais e de linguagem, conjunto que se acredita ser a mais antiga forma de expressão polinésia ainda em existência. Há mais de 2000 anos atrás, migrantes do sudeste asiático chegam às Samoa, fazendo desta base de uma ocupação humana inicial da Polínésia. O contato com os europeus se dá no início de 1700, mas não vai se intensificar até a chegada de missionários ingleses e comerciantes, por volta de 1830. Na virada do século XX, as ilhas foram divididas em duas seções, com o leste tornando-se território dos Estados Unidos em 1904 (território hoje conhecido como Samoa Americana) e a parte ocidental fica sob controle alemão, com o nome de Samoa Alemã, formando o segundo território alemão no Pacífico ao lado da Nova Guiné Alemã. A derrota na Primeira Guerra Mundial faz com que Samoa passe a ser administrada pela Nova Zelândia, sob os auspícios da Liga das Nações e depois, como tutela das Nações Unidas até a autodeterminação em 1962. Samoa Ocidental foi o primeiro país do Pacífico a ganhar sua independência.

Em julho de 1997, a constituição local foi alterada para mudar o nome do país de Samoa Ocidental para Samoa (oficialmente "Estado Independente de Samoa" a). Samoa Ocidental tinha sido conhecido simplesmente como Samoa nas Nações Unidas desde que ingressou na organização em 1976.

Bibliografia:
Samoa profile (em inglês). Disponível em: http://www.bbc.co.uk/news/world-middle-east-15446660. Acesso em: 06 out. 2012.
Samoa (em inglês). Disponível em: http://www.bbc.co.uk/news/world-asia-15663097. Acesso em: 06 out. 2012.
Mapa: http://maps.nationmaster.com/country/ws/1

Arquivado em: Oceania