Lesões nos joelhos

Por Juliana Melatti

Graduação em Fisioterapia (Faculdade da Serra Gaúcha, FSG, 2014)

Categorias: Ortopedia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

As lesões ocasionadas na estrutura do joelho podem ser decorrentes de diversos fatores. A alteração adaptativa que pode ocorrer na biomecânica da estrutura pode ser um agravante importante quando se fala de lesões. As alterações podem surgir por conta de adaptações posturais, movimentos exagerados, cargas acentuadas em relação ao que a estrutura pode suportar, alterações congênitas, dentre outros fatores.

Foto: Bartek Zyczynski / Shutterstock.com

As lesões de joelho podem ocorrer em pacientes com perfis diversos, desde crianças, adolescentes, adultos, idosos, sedentários, até atletas amadores ou mesmo de alto rendimento. A maior causa das manifestações patológicas da estrutura do joelho se dão por mecanismo de adaptação. Pelo fato de ser uma estrutura que suporta a carga do organismo como um todo, acaba tendo a necessidade de se posicionar de forma adaptativa, podendo assim gerar movimentos exagerados ou compensatórios, reconhecidos assim como um mecanismo de lesão.

Algumas patologias comuns que podem acometer essa articulação são:

Referências

NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TORTORA, Gerard J. Corpo Humano – Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. Porto Alegre. 4ª ed. Artmed Editora. 2000.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!