Composto molecular

Por Vânia Ribeiro Ferreira

Doutora em Química (UFSC, 2016)
Mestre em Química Analítica (UFPR, 2010)
Licenciada e Bacharelada em Química (UFPR, 2009)

Categorias: Compostos Químicos, Química
Faça os exercícios!
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Não podemos falar em compostos moleculares sem antes mencionar a ligação covalente, que é quem dá origem a esse tipo de composto. Uma ligação covalente é aquela onde acontece o compartilhamento de elétrons, e temos envolvidos um ametal e um átomo de hidrogênio, ou dois ametais, ou ainda dois hidrogênios. Lembrando ainda que o objetivo dos átomos ao formar uma ligação química é atingir um menor estado de energia, a chamada “estabilidade”. Na maioria dos compostos (há exceções) esse estado é atingido quando os átomos após formarem a ligação passam a ter 8 elétrons na sua camada de valência, e é daí que surge o nome teoria do octeto. Sendo assim, podemos definir então que os compostos moleculares são caracterizados por formarem apenas ligações covalentes, sendo denominados de moléculas.

Com relação as suas propriedades, de uma maneira geral, apresentam algumas características que podem ser explicadas pela maneira como os átomos interagem durante a ligação. Entre elas, podemos destacar:

Temos muitos compostos moleculares presentes tanto em nosso dia, quanto no meio industrial, entre eles temos:

Referencias:

Tito e Canto. Química na Abordagem do Cotidiano. Volume único, parte A – Química Geral e Inorgânica. Editora Saraiva 2005.

ATKINS, P. W.; JONES, Loretta . Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente, volume único. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!