Propriedades Físicas dos Hidrocarbonetos de Cadeia Aberta: Alcenos e Alcinos

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

Os hidrocarbonetos, denominação que se estabelece para compostos que apresentam em sua estrutura apenas átomos de carbono e hidrogênio, “são todos os compostos químicos formados apenas por Carbonos e Hidrogênio. A partir dele é possível produzir uma grande variedade de produtos que utilizamos no dia-a-dia, como: Velas (parafina) Plásticos Borracha- Combustíveis (gasolina, diesel, etc) e muitos outros. As fontes de hidrocarbonetos são os chamados combustíveis fósseis, aqueles que levaram milhões de anos para se formar, como o petróleo, gás natural, carvão, etc. Os hidrocarbonetos podem ser oxidados com uma grande facilidade, liberando muita energia e calor, por isso são utilizados como combustíveis”1. Esses compostos podem apresentar-se em cadeias carbônicas abertas (alifáticas ou acíclicas) e fechadas (cíclicas). Quando acíclicas, podemos ter os alcanos, alcenos e alcinos.

Os Alcenos são compostos que apresentam ao menos uma dupla ligação entre os átomos de carbono da molécula.

Com relação ao estado físico dos alcenos normais (sem ramificações), pode-se dizer que os de2 a4 átomos de carbono são gases, os de5 a17 são líquidos e os de 18 em diante são todos sólidos, conforme abaixo:

  • C2 a C4: gases
  • C5 a C17: líquidos
  • C18 a Cn: sólidos

Com relação ao PF, PE e densidade, pode-se dizer que os alcenos seguem as regras já apontadas para os alcanos, ou seja, suas temperaturas de fusão e de ebulição aumentam na medida do aumento de suas cadeias carbônicas, o mesmo acontecendo para aqueles de cadeia ramificada.

Quanto à solubilidade, uma vez mais o comportamento dos alcenos é semelhante ao dos alcanos (sua solubilidade é mais pronunciada em compostos apolares), ressaltando-se, entretanto, a solubilidade relativa dos alcenos no gás sulfuroso liquefeito (SO2(l)). Este fato torna-se importante, e é utilizado como teste laboratorial prático na identificação de alcenos em presença de alcanos.

Os Alcinos são compostos que apresentam ao menos uma tripla ligação entre os átomos de carbono da molécula.

Quanto ao estado físico, pode-se dizer que os alcinos de cadeia não ramificada que apresentam de2 a4 átomos de carbonos são gases, de5 a15 são líquidos, de 16 carbonos em diante são sólidos, conforme o quadro abaixo:

  • C2 a C4: gases
  • C5 a C15: líquidos
  • C16 a Cn: sólidos

Quanto às demais propriedades físicas já mencionadas, os alcinos assemelham-se aos alcanos e também aos alcenos, de modo que sua temperatura de fusão e de ebulição será mais elevada quanto maior for sua cadeia carbônica, sua solubilidade ocorrerá em solventes apolares e sua densidade será mais elevada do que aquela vista para a água (1 g/mL).

Referências:
1. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13379
SARDELLA, Antônio; MATEUS, Edegar; Curso de Química: química geral, Ed. Ática, São Paulo/SP – 1995.
PERUZZO, Francisco Miragaia (Tito); CANTO, Eduardo Leite; Química na Abordagem do Cotidiano, Ed. Moderna, vol.1, São Paulo/SP- 1998.

Arquivado em: Química Orgânica