Sistamática das Reações Inorgânicas

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

As reações químicas de naturaza inorgânica ocorrem sob determinadas sistemáticas, não podendo estas serem confundidas com classificações. Sistemáticas podem ser entendidas como determinadas rotas de reações, a partir da natureza dos reagentes e produtos. Talvez a mais popular esteja concentrada nas reações de neutralização, nas quais um ácido e uma base reagem, formando-se um sal e água. Entretanto, outras reações são corriqueiras em laboratório de química, sendo algumas mostradas abaixo:

  1. ácido + base → sal + água
  2. ácido + óxido básico → sal + água
  3. ácido1 + sal1 → ácido2 + sal2
  4. ácido + metal → sal + H2
  5. óxido básico + água → base
  6. base1 + sal1 → base2 + sal2
  7. base + óxido ácido → água + sal
  8. óxido ácido + óxido básico → sal
  9. óxido ácido + água → ácido
  10. metal + água → base

1) Conforme já fora mencionado, ácidos reagem com bases, formando-se sal e água. Um exemplo para essa equação pode ser a reação entre ácido clorídrico e hidróxido de sódio, com formação de cloreto de sódio e água, mostrada abaixo:

HCl  +  NaOH  →  NaCl  +  H2O

2) Ácidos reagem com óxidos básicos, dando origem a sal e água. Um exemplo é a reação entre o ácido clorídrico e o óxido de cálcio, com formação de cloreto de cálcio e água, equacionada abaixo:

2HCl  +  CaO  →  CaCl2  +  H2O

3) Ácidos reagem com sais, dando origem a um segundo ácido e a um segundo sal. Um exemplo é a reação entre o ácido fluorídrico e o cloreto de sódio, com formação de ácido clorídrico e fluoreto de sódio, equacionada abaixo:

HF  +  NaCl  →  HCl  +  NaF

4) Ácidos reagem com metais, dando origem a sal e liberando gás hidrogênio.  Um exemplo é a reação entre o ácido iodídrico e o ferro metálico, com produção de iodeto ferroso e gás hidrogênio, equacionada abaixo.

2HI  +  Fe  →  FeI2  +  H2

5) Óxidos reagem com água, dando origem a bases. Um exemplo é a reação entre o óxido de magnésio e água, produzindo hidróxido de magnésio, equacionada abaixo:

MgO  +  H2O  →  Mg(OH)2

6) Bases reagem com sais, dando origem a uma segunda base e a um segundo sal. Um exemplo é a reação entre o hidróxido de sódio e o cloreto de lítio, com formação de hidróxido de lítio e cloreto de sódio, equacionada abaixo:

NaOH  +  LiCl  →  LiOH  +  NaCl

7) Bases reagem com óxidos ácidos, dando origem a água e sal. Um exemplo é a reação entre o hidróxido de sódio e o dióxido de enxofre, com formação de água e sulfeto de sódio, equacionada abaixo:

2NaOH  +  SO2  →  H2O  +  Na2S

8) Óxidos ácidos reagem com óxidos básicos, dando origem a sais. Um exemplo é a reação entre o dióxido de enxofre e o óxido de cálcio, com formação de sulfito de cálcio, equacionada abaixo:

SO2  +  CaO  → CaSO3

9) Óxidos ácidos reagem com água, produzindo ácidos. Um exemplo é a reação entre o dióxido de enxofre e água, com formação de ácido, equacionada abaixo:

SO2  +  H2O  → H2SO3

10) Metais reagem com água, produzindo bases. Um exemplo é a reação entre o sódio e a água, com produção de hidróxido de sódio, equacionada abaixo:

2Na  +  H2O  →  2NaOH

Referências:
PERUZZO, Francisco Miragaia (Tito); CANTO, Eduardo Leite; Química na Abordagem do Cotidiano, Ed. Moderna, vol.1, São Paulo/SP- 1998.

Arquivado em: Reações Químicas