Sistamática das Reações Inorgânicas

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

Ouça este artigo:

As reações químicas de naturaza inorgânica ocorrem sob determinadas sistemáticas, não podendo estas serem confundidas com classificações. Sistemáticas podem ser entendidas como determinadas rotas de reações, a partir da natureza dos reagentes e produtos. Talvez a mais popular esteja concentrada nas reações de neutralização, nas quais um ácido e uma base reagem, formando-se um sal e água. Entretanto, outras reações são corriqueiras em laboratório de química, sendo algumas mostradas abaixo:

  1. ácido + base → sal + água
  2. ácido + óxido básico → sal + água
  3. ácido1 + sal1 → ácido2 + sal2
  4. ácido + metal → sal + H2
  5. óxido básico + água → base
  6. base1 + sal1 → base2 + sal2
  7. base + óxido ácido → água + sal
  8. óxido ácido + óxido básico → sal
  9. óxido ácido + água → ácido
  10. metal + água → base

1) Conforme já fora mencionado, ácidos reagem com bases, formando-se sal e água. Um exemplo para essa equação pode ser a reação entre ácido clorídrico e hidróxido de sódio, com formação de cloreto de sódio e água, mostrada abaixo:

HCl  +  NaOH  →  NaCl  +  H2O

2) Ácidos reagem com óxidos básicos, dando origem a sal e água. Um exemplo é a reação entre o ácido clorídrico e o óxido de cálcio, com formação de cloreto de cálcio e água, equacionada abaixo:

2HCl  +  CaO  →  CaCl2  +  H2O

3) Ácidos reagem com sais, dando origem a um segundo ácido e a um segundo sal. Um exemplo é a reação entre o ácido fluorídrico e o cloreto de sódio, com formação de ácido clorídrico e fluoreto de sódio, equacionada abaixo:

HF  +  NaCl  →  HCl  +  NaF

4) Ácidos reagem com metais, dando origem a sal e liberando gás hidrogênio.  Um exemplo é a reação entre o ácido iodídrico e o ferro metálico, com produção de iodeto ferroso e gás hidrogênio, equacionada abaixo.

2HI  +  Fe  →  FeI2  +  H2

5) Óxidos reagem com água, dando origem a bases. Um exemplo é a reação entre o óxido de magnésio e água, produzindo hidróxido de magnésio, equacionada abaixo:

MgO  +  H2O  →  Mg(OH)2

6) Bases reagem com sais, dando origem a uma segunda base e a um segundo sal. Um exemplo é a reação entre o hidróxido de sódio e o cloreto de lítio, com formação de hidróxido de lítio e cloreto de sódio, equacionada abaixo:

NaOH  +  LiCl  →  LiOH  +  NaCl

7) Bases reagem com óxidos ácidos, dando origem a água e sal. Um exemplo é a reação entre o hidróxido de sódio e o dióxido de enxofre, com formação de água e sulfeto de sódio, equacionada abaixo:

2NaOH  +  SO2  →  H2O  +  Na2S

8) Óxidos ácidos reagem com óxidos básicos, dando origem a sais. Um exemplo é a reação entre o dióxido de enxofre e o óxido de cálcio, com formação de sulfito de cálcio, equacionada abaixo:

SO2  +  CaO  → CaSO3

9) Óxidos ácidos reagem com água, produzindo ácidos. Um exemplo é a reação entre o dióxido de enxofre e água, com formação de ácido, equacionada abaixo:

SO2  +  H2O  → H2SO3

10) Metais reagem com água, produzindo bases. Um exemplo é a reação entre o sódio e a água, com produção de hidróxido de sódio, equacionada abaixo:

2Na  +  H2O  →  2NaOH

Referências:
PERUZZO, Francisco Miragaia (Tito); CANTO, Eduardo Leite; Química na Abordagem do Cotidiano, Ed. Moderna, vol.1, São Paulo/SP- 1998.

Arquivado em: Reações Químicas