Vacinação de Crianças

Por Marcos Duarte
Categorias: Doenças, Medicina, Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

As vacinas são substâncias capazes de estimular o sistema imunológico, a fim de tornar o organismo imune, ou mais resistente, a alguns agentes patológicos. Seu efeito se faz pela presença de proteínas, toxinas, partes de bactérias ou vírus, ou mesmo vírus e bactérias inteiros, atenuados ou mortos, que ao serem introduzidos no organismo de um animal estimulam a síntese de anticorpos. Além das substâncias imunogênicas, as vacinas podem conter outras, como líquido de suspensão, conservantes, estabilizantes e adjuvantes, com funções de evitar a contaminação, proteger os imunobiológicos de condições adversas (frio, calor, alterações do pH) ou aumentar o estímulo à produção de anticorpos.

Foto: Evgeny Atamanenko / Shutterstock.com

Foto: Evgeny Atamanenko / Shutterstock.com

O calendário vacinal é uma seqüência cronológica de vacinas que se administram sistematicamente às crianças de determinada área ou região.
No calendário vacinal proposto pelo Ministério da Saúde incluem as seguintes vacinas:

Cada vacina possui uma idade mínima para ser iniciada, e os intervalos entre as doses devem ser respeitados para que a vacinação seja mais efetiva. Para isso o Ministério da saúde elaborou um esquema de vacinação, que é utilizado por todo o sistema de saúde brasileiro.

Idade Vacina
Ao nascer BCG + VHB
1 mês VHB
2 meses DPT-Hib + SABIN + ROTA
4 meses DPT-Hib + SABIN + ROTA
6 meses DPT-Hib + SABIN + VHB
9 meses FA
12 meses Tríplice Viral
15 meses DPT + SABIN
4 – 6 anos DPT + Tríplice Viral
10 – 11 anos dT + FA

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda outras vacinas que não estão incluídas no calendário vacinal, são elas:

A principal contra-indicação ao uso de uma vacina é o antecedente positivo de reação alérgica. Nesta situação, que se caracteriza pela ocorrência de edema, urticária, bronco espasmo ou choque, imediatamente ou nas primeiras horas após a vacinação, pode haver risco de morte em caso de nova vacinação.

Essa situação é extremamente rara (menos de 1 caso para 100.000 doses). Alem disso a vacinação é contra-indicada em pacientes com imunodeficiência, como portadores de câncer, submetidos a transplante de medula, infectados pelo HIV ou submetidos a tratamento com radioterapia e quimioterapia.

Em alguns casos é recomendável o adiamento da vacinação, como na presença de doença aguda com comprometimento do estado geral ou em recém-nascidos com menos de 2 kg.

A criança deve fazer acompanhamento médico mensal no primeiro ano de vida, e todas as informações sobre a vacinação e sua importância serão passadas pelo médico.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!