Gatorade

Por Gabriella Porto
Gatorade é uma marca de bebida isotônica, constituída por água, sais minerais e maltodextrina, em concentração similar à dos fluidos naturais do corpo humano.

A bebida é produzida pela Quaker Oats Company, uma divisão da PepsiCo, e é comercializada em vários países. Gatorade foi formulado para ajudar atletas a repor os líquidos e sais minerais perdidos com o suor e fornecer energia para os músculos, energia que se perde durante a prática de atividades físicas. A bebida pode ser ingerida por idosos e crianças, as únicas restrições são para pessoas portadoras de diabetes ou hipertensão, que devem consultar um médico antes do consumo do produto.

A bebida é considerada um repositor hidroeletrolítico. A composição do Gatorade assemelha-se à do soro fisiológico comum, contendo água, açúcar e sal. Mas a bebida contém também aromatizantes e corantes e uma concentração alta de carboidratos, que facilitam a passagem da bebida pelo estômago, dando uma sensação de leveza estomacal, muito apreciada pelos atletas. Além disso, a bebida possui baixo teor de sódio, não possui conservantes e não contém edulcorantes, seu sabor doce advém dos carboidratos contidos na mesma.

O Gatorade surgiu em 1965, na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. Quatro pesquisadores desenvoleram uma bebida para hidratação dos atletas de futebol americano da própria universidade, os Florida Gators. Ray Graves, treinador da equipe, estava insatisfeito com o desempenho dos jogadores, e pediu à equipe do Dr. Cade, formada pelo próprio Robert Cade, Dana Shires, Harry James Free e Alejandro de Quesada, que desenvolvessem alguma bebida que melhorasse o desempenho do time.

A mistura primeira desenvolvida pela equipe do Dr. Cade tinha um sabor desagradável, então durante os primeiros testes realizados com a equipe de futebol Florida Gators, surgiu a idéia de misturar a bebida original composta de água, sais minerais e carboidratos ao suco e limão. E assim surgiu o nome “Gatorade”, uma junção de Gators (o time de futebol) com lemonade (limonada em inglês), ou seja, a limonada dos Gators.

O Brasil foi um dos primeiros mercados internacionais da bebida, tendo sua primeira comercialização datada de 1988. Primeiramente era vendida apenas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, mas atualmente é comercializada em todo o país, nos sabores: Limão, Maracujá, Uva, Laranja, Morango e Maracujá, Tangerina, Frutas Cítricas, Cool Blue (framboesa) e Açaí com Guaraná.

Fontes:
http://www.gatorade.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gatorade