Morango

Especialista em Gestão Ambiental (AVM-RJ, 2012)
Graduada em Biologia (UFRural-RJ, 2009)

O morango (Fragaria spp.) é uma fruta (pseudofruto) da família Rosaceae, mesma família da maçã, pera, pêssego e cereja. Super popular e muito consumido em todo o mundo.

É originária da regiões temperadas do hemisfério norte, onde encontramos a espécie de morango selvagem Fragaria vesca. Na região da Sibéria e Europa encontramos a espécie Fragaria moschata, que são cultivadas até hoje. Porém a espécie mais conhecida e cultivada é a Fragaria ananassa, que é um fruto híbrido, a partir da combinação da Fragaria chiloensis do Chile e Fragaria virginiana da América do Norte.

Morango. Foto: Tim UR / Shutterstock.com

O morangueiro é uma planta perene, rasteira, com caule que cresce paralelo ao chão e raízes aéreas. Suas folhas são trifoliadas, verde brilhante e dispostas em espiral para aproveitamento máximo da luz solar. Possui flores com 5 pétalas e brancas, com 20 a 30 estames e um número variado de pistilos (conjunto dos órgãos femininos das flores) que pode ir de 60 a 600, que irão dar a origem aos aquênios (frutos com semente única) que agrupados formarão o morango. Por isso é chamado de pseudofruto, pois é constituído de vários frutos.

O morango é uma fruta carnosa e suculenta de coloração vermelha com sabor agridoce que chama muito a atenção, porém é um fruto muito delicado que facilmente sofre com a ação de pesticidas. Por seu cultivo ser rasteiro, é necessário uma boa limpeza antes do consumo.

Seu cultivo acontece em locais com poucos acidentados e em solos areno-argilosos, com pouca umidade, bem iluminados e ricos em matéria orgânica. Apesar de ser uma cultura bem peculiar e delicada, é facilmente possível dentro de casa. Aliás, esse cultivo caseiro é super recomendado para quem gosta de consumir a fruta in natura pelo menor uso de pesticidas e infestações do solo.

No Brasil se adaptou muito bem às regiões de temperatura mais amenas como São Paulo e o extremo sul de Minas Gerais, áreas de maior cultivo. Apesar de florescer o ano todo, sua época de colheita de maio a dezembro, melhor época para consumo também.

É uma fruta muito saudável por ser pouco calórica e rica em antioxidantes, vitaminas e minerais. Altamente recomendada para consumo, principalmente, no café da manhã, seja na forma de vitamina ou in natura com creme de leite ou iogurte. Ainda pode ser consumida em sucos, doces, geleias e compotas.

Além disso tem ação antí-térmica, diurética, antí-artrítica, mineralizante, antí-cancerígena e anti-viral. Descobriu ser um excelente no combate à gota, reumatismo, pedra nos rins e na bexiga. É um ótimo digestivo e o chá feito com suas raízes é ótimo para diarreia crônica. Possui uma substância chamada queraitina que é um excelente antioxidante, pois combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. O morango também é muito utilizado em tratamentos faciais, por trazer diversos benefícios.

Referências:

Manual do Morangueiro. Portugal. Maio de 2005

http://revistajardins.pt/morango-historia-propriedades/

Arquivado em: Frutas