Gnetófitas (Filo Gnetophyta)

O filo Gnetophyta é um pequeno grupo e gimnospermas, abrigado 70 espécies, distribuídas em 3 gêneros: Gnetum, Ephedra e Welwitschia. Possuem semelhanças com angiospermas, principalmente em seu sistema vascular. Acredita-se que seja o grupo mais próximo das angiospermas.

A reprodução destes organismos também é semelhante à das angiospermas, pois ocorre dupla fecundação em Ephedra. A dupla fecundação é característica das angiospermas, porém em Ephedra esta dupla fecundação produz outros embriões. Em angiospermas, a dupla fecundação forma o embrião e o endosperma. Algumas gnetófitas são polinizadas por insetos.

Ephedra: Este gênero contem cerca de 35 espécies, com pequenas folhas portadoras de escamas. São arbustos e podem ter uso medicinal. Habitam normalmente as selvas equatoriais.

Welwitschia: este estranho gênero possui apenas uma espécie: W. mirabilis, que habita desertos da África, Angola e Namíbia. Maior parte do corpo da planta esta debaixo do solo e a parte visível são as folhas que crescem por toda a vida. Normalmente possuem apenas duas folhas, porem ao envelhecer as folhas vão se partindo dando a impressão que tem várias folhas.

Gnetum: este gênero contém cerca de 30 espécies de árvores e arbustos de folhas grandes. São encontradas principalmente nas selvas equatoriais.