Moluscos

Moluscos (filo Mollusca) são animais de pele fina que tem o corpo mole e geralmente usam carapaças (conchas) mineralizadas como proteção contra danos mecânicos e desidratação. Nesse grupo encontramos os polvos, lulas, caracóis, caramujos e lesmas. Eles podem ser encontrados em diversos habitats e tem diversos hábitos de vida e alimentares, porém os que vivem em terra são obrigatoriamente dependentes de ambientes úmidos. Alguns moluscos servem de alimento para os humanos, outros são pragas, alguns transmitem doenças e outros são usados para a produção de joias.

Sistemática

Os caramujos e caracóis são representantes dos moluscos. Foto: Syomao / Shutterstock.com

Os caramujos e caracóis são representantes dos moluscos. Foto: Syomao / Shutterstock.com

Esse filo tem oito classes, porém são quatro as mais conhecidas. Monoplacophora, Gastropoda, Cephalopoda e Bivalvia. Os nomes das classes podem ser associados com partes usadas para locomoção, área mais desenvolvida ou até mesmo com o número de carapaças usadas pelo animal. A primeira classe é formada por animais que usam a concha com uma só placa de proteção; na segunda há os animais que carregam as conchas na parte dorsal do corpo e usam a parte ventral para se locomover, daí o nome gastrópodes (usam a região gástrica “como pés” para se moverem); a terceira classe é composta pelos animais que tem a região da cabeça (cefálica) bem desenvolvida; e a quarta classe junta os animais que usam uma concha com duas placas (duas valvas) para proteção.

Estrutura corporal

O corpo dos moluscos pode ser divido em três áreas. Cabeça, pés e massa visceral. A cabeça abriga os órgãos sensoriais, os pés, grandes e musculares sustentam o corpo ventralmente. Abaixo da pele os moluscos têm uma camada chamada de manto. Esse manto se estende por todo o corpo e tem duas funções. A parte externa do manto secreta a concha e a parte posterior do corpo, entre a massa visceral e o próprio manto, forma-se uma cavidade que protege os órgãos respiratórios, reprodutores e excretores. A concha produzida tem três camadas: periostracum (parte orgânica externa formada pela conchiolina), camada prismática (formada por cristais de carbonato de cálcio) e a camada nacreous (camada mais interna que é constantemente produzida pelo manto, ou seja, vai ficando cada vez mais grossa ao longo da vida do animal)

Aparelho digestivo

Os moluscos apresentam aparelho digestivo completo (boca, estomago, intestino e ânus). Na boca, com exceção dos bivalves, os moluscos têm uma estrutura chamada rádula. A rádula é como se fosse a língua dos moluscos, tem inúmeros dentículos voltados para trás que são usados para raspar ou cortar o alimento. O número de dentes presentes na rádula pode ser usado para identificação e classificação dos animais do filo.

Sistema respiratório

O sistema respiratório é variado dentro do filo dos moluscos. Os animais aquáticos respiram por ctenídios, que são filamentos branquiais em forma de pente, alguns terrestres respiram através de pulmões e outro fazem troca gasosa pela pele.

Sistema circulatório

Os moluscos possuem o sistema circulatório aberto no qual o sangue é bombeado por um coração, passa por veias e artérias e em determinado momento sai delas e passa a circular na hemocele dos animais.

Sistema excretor

Pares de metanefrídeos fazem a filtração dos líquidos corporais dos moluscos. Eles se abrem no celoma através dos nefrostomas e liberam lá os excretas.

Sistema nervoso

O sistema nervoso é composto por um gânglio nervoso dorsal e dois pares de cordão nervoso dorsal que conectam todos os gânglios dispersos pelo corpo. Há também diversas células sensoriais pelo corpo desses animais.

Reprodução

A fecundação pode ser tanto externa quanto interna formando larvas trocóforas (possuem várias fileiras de cílios) que se desenvolvem formando a larva véliger. Esta última faz parte do plâncton e é formada por uma concha sem cálcio e diversos cílios.

Referências:

Hickman, Princípios integrados de zoologia, 14 edição, 2008 – Páginas 331 a 361

Brusca & Brusca, Invertebrados, 2 edição, 2007 – Páginas 731 a 804

Arquivado em: Animais, Moluscos