Verminose

Por Débora Carvalho Meldau
Verminose é uma infecção intestinal provocada por agentes específicos, conhecidos como parasitas, especialmente endoparsitas (parasitas que habitam o interior do organismo do hospedeiro). Esta é uma doença frequente e de difícil controle por parte dos órgãos públicos, que acomete humanos e também animais.

Afeta adultos e crianças, de todas as idades, ambos os sexos e todas as classes sociais. Suas consequências podem resultar em prejuízos à saúde do paciente, podendo levar a óbito.

A contaminação ocorre de diversas formas, mas a mais comum é por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada ou através da pele quando há pequenos ferimentos.

Os tipos de verminoses mais frequentes são:

Os sintomas mais comumente encontrados nos casos de verminose são: cólicas abdominais, enjôo, mudança do apetite, falta de disposição, fraqueza, diarréia, vômito, perda de peso, anemia, febre e problemas respiratórios.

A principal conseqüência da verminose é a desidratação, resultante da diarréia e do vômito, que ocorrem nas fases agudas da doença. Existem outros problemas decorrentes dessa doença, como obstrução intestinal, retardo do desenvolvimento físico, comprometimento do comportamento na infância, e anemia progressivamente mais grave.

O tratamento é feito com fármacos antiparasitários específicos para o parasita em questão. A prevenção ainda é a melhor forma de proteger a saúde contra as verminoses, e pode ser feita através da adoção de medidas simples, como:

  • Lavar bem as mãos sempre que usar o banheiro e também antes das refeições;
  • Beber apenas água filtrada ou fervida;
  • Lavar bem os alimentos antes do preparo, especialmente quando foram consumidos crus;
  • Andar sempre calçado;
  • Comer apenas carne bem passada;
  • Comer apenas em locais limpos;
  • Realizar exames parasitológicos e tomar vermífugos regularmente;

A comunidade também deve fazer o seu papel, por meio da educação sanitária, proibindo a utilização de fezes humanas como adubos, fornecendo saneamento básico para toda população, além de moradias compatíveis com uma vida saudável.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Verminose
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?452
http://www.seaacamericana.org.br/Saude/verminoses.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.