Herbívoro

Herbivoria no mundo animal refere-se a um hábito alimentar que contenha plantas e vegetais. Dentro do mundo dos herbívoros, nós podemos ramificar os grupos de organismos envolvidos em frugívoros, nectarívoros, polímeros e folívoros (exclusivos comedores de frutas, néctar, pólen e folhas, respectivamente), ou podemos simplesmente tratá-los como animais herbívoros. Muitos dos animais herbívoros possuem um hábito alimentar definido, ou seja, eles não comem quaisquer tipos de vegetais. Eles tem suas preferências e exclusividades (os pandas por exemplo, dificilmente irão comer outra coisa que não sejam bambus), mas também temos alguns herbívoros que comem várias espécies de vegetais, isso faz com que eles equilibrem sua dieta.

Quem são os herbívoros?

Elefante é um exemplo de animal herbívoro. Foto: Debbie Aird Photography / Shutterstock.com

Elefante é um exemplo de animal herbívoro. Foto: Debbie Aird Photography / Shutterstock.com

A variedade de animais herbívoros é imensa, os tamanhos, as características, os costumes, os ambientes em que vivem também. A seguir, alguns exemplos desses animais:

Elefante, Girafa, Pandas, Coala, Vaca, Zebra, Coelho, Ovelha, Cavalo, Peixe-boi, Rinoceronte, Veado, Antílope, Anta, Camelo, Gorila, Borboleta, Besouro, gafanhotos, algumas aves, etc.

Nota-se a diferença de características, tamanhos e espécies apresentadas. Além desses animais, estudos fósseis também revelaram a existência de dinossauros herbívoros. Um desses representantes é o Gondwanatitan faustoi, um dinossauro brasileiro que tinha o tamanho de pouco mais que 3 elefantes.

Características

Os animais herbívoros tem alta demanda de energia, então eles necessitam de uma produção intensa de energia durante os dias, ou seria difícil que sobrevivessem.

A dentição de grande parte dos animais herbívoros depende dos molares e pré-molares. Esses dentes que farão a trituração dos vegetais. Como os herbívoros possuem saliva alcalina, o processo de digestão não é tão rápido. Aves e insetos também possuem peças bucais especializadas para conseguirem triturar os alimentos.

Alguns animais herbívoros são classificados como ruminantes (vaca, bisão, etc.): eles possuem estômago especializado, ou seja, que permite que os nutrientes sejam absorvidos com muita eficácia. Esses estômagos possuem quatro câmaras, onde cada uma irá atuar de maneira diferente. A primeira câmara serve para bactérias quebrarem a comida; a segunda câmara separa parte do alimento que precisa voltar para a boca para ser remastigada; na terceira câmara ocorre a reabsorção de água, e a quarta câmara funciona como um estômago comum, com a ação de enzimas que irão propiciar a absorção de nutrientes.

Curiosidades

  • Quando pensamos em animais herbívoros terrestres, nos deparamos com dois representantes de grande tamanho, são eles: elefantes e girafas. Como animais que se alimentam exclusivamente de vegetais podem crescer ou engordar tanto? Essa é uma dúvida muito popular entre os estudantes e futuros conhecedores de causa. Fato é, que todo animal em algum momento teve um ancestral comum, e com o passar dos milhares de anos, eles foram se adaptando e modificando suas estruturas e morfologias. Sendo assim, a girafa precisou crescer de alguma forma para conseguir sobreviver, e a natureza cuidou para que seu pescoço fosse alongado. Pode ser que daqui a milhares de anos os elefantes comecem a emagrecer comendo apenas vegetais, mas essa mudança não se daria exclusivamente ao fato deles comerem vegetais, outras questões ambientais estariam envolvidas.
  • Os insetos praticam herbivoria há milhares de anos, portanto algumas plantas conseguiram desenvolver mecanismos de defesa contra eles. Exemplos: alto nível de toxicidade e espinhos.
  • Plantas que parasitam outras plantas também podem ser consideradas herbívoras, já que estarão obtendo seus nutrientes de outras plantas.

Referências bibliográficas:
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=23&sid=9
http://animals.mom.me/four-characteristics-herbivorous-animals-9016.html
http://www.biologico.sp.gov.br/docs/dt/insetos_sugadores.pdf
http://nationalgeographic.org/encyclopedia/herbivore/