Geografia do Equador

Por Thais Pacievitch
A extensão territorial do Equador é de 256.370 km². Este país está situado sobre a linha do equador (de onde foi tirado seu nome), possui algumas ilhas situadas ao lado do continente e, a 1000 km do seu litoral, o arquipélago das Ilhas Galápagos. Juntamente com o Chile são os únicos países que não fazem fronteira com o Brasil. Limita, ao sul e a leste, com o Peru, ao norte com a Colômbia e a oeste com o oceano Pacífico.


Mapa do Equador

Dada à abundância de chuvas, o Equador dispõe de uma rica rede hidrográfica, menos nas zonas ocidentais e meridionais áridas da costa. Os rios, em sua maioria, se originam na Cordilheira dos Andes e correm, para o leste, em direção à planície amazônica ou para o oceano Pacífico, nesta região podemos destacar os seguintes rios: Mataje, Santiago, Esmeraldas, Chone, Guayas, Jubones e Puyango-Tumbes.

O Equador é um país onde existem muitos vulcões e podemos dividi-lo em quatro zonas bem diferenciadas: Serra (cordilheira andina, região de maior altitude do país, em alguns casos, as montanhas ultrapassam os 6000 m), A região amazônica, rica em petróleo ( situada a leste, quase toda plana e com vegetação bem densa). A costa, situada entre os Andes e o Pacífico (possui 800 km de extensão, é a região mais fértil do país e sua largura oscila entre 50 e 150 km) e as Ilhas Galápagos, cuja biodiversidade é muito variada (formado por 13 ilhas vulcânicas, 6 ilhas menores e 107 rochas e ilhotas).

Por ser um país pequeno e situado sobre a linha do equador, lá só existem duas estações: seca e úmida. A oscilação térmica ocorre em função da altitude e da proximidade da cordilheira ou da influência marítima. Assim, ocorre, naquele país, uma série de micro climas de acordo com a região.

A flora do Equador é muito rica já que imensa parte do seu território está situada na selva amazônica, mas também existem, nas savanas, plantas xerófilas (aquelas que precisam de pouca água para sobreviver) e bosques cobrindo as laterais dos Andes. No Equador também encontramos regiões com matagais, regiões pantanosas e gramíneas.

A variedade da flora permite uma grande diversidade da fauna. No Equador, existem Llamas nas regiões mais altas, répteis e jacarés nas regiões pantanosas e uma grande variedade de peixes nos rios. Naquele país, também encontramos uma grande variedade de araras e papagaios multicoloridos. Há, além destes, pumas, jaguatiricas, tamanduás, serpentes venenosas e andorinhas do mar, entre outros.