Abobrinha

Por Marina Martinez
A abobrinha pertence ao gênero Cucurbita e é um fruto imaturo de formato longo e cilíndrico semelhante a um pepino. Este fruto é um membro da família Cucurbitaceae da qual fazem parte mais de 700 espécies, incluindo os melões e as melancias.

Abobrinha
Abobrinha
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Cucurbitales
Família: Cucurbitaceae
Gênero: Cucurbita
Espécie: C. pepo

Originária das Américas (do sul dos Estados Unidos ao Peru) a abobrinha é cultivada em várias partes do mundo. No Brasil é cultivada o ano inteiro nas regiões Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Na região sul, o cultivo somente é feito a partir de agosto. Os tipos de abobrinha mais comumente encontrados no Brasil são: a abobrinha tipo menina, cujo nome botânico é Cucurbita moschata e a abobrinha do tipo italiana, cujo nome botânico é Cucurbita pepo. As cores encontradas nas abobrinhas variam bastante, podendo ser de coloração verde escuro, verde claro e até mesmo amarelo.

Presente no cardápio de muitos brasileiros a abobrinha é muito apreciada pelo seu sabor, pela sua textura leve e por ser um alimento de baixo valor calórico (100g oferece cerca de 20 kcal). Além disto, é rica em niacina e fonte de vitaminas do complexo B e vitamina A. Potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio também são encontrados em sua composição. Geralmente as abobrinhas são consumidas cruas em saladas, como também cozidas, refogadas, assadas, grelhadas, fritas e incorporadas em outras receitas para o preparo de suflês, pudins, doces, etc. Por ser uma excelente fonte de fibras e por conter grandes quantidades de água em sua composição (cerca de 90%) a abobrinha é um alimento de fácil digestão e muito utilizado pra regular o funcionamento do intestino. Também é um ótimo alimento para controlar enjôos e tem ação vermífuga.

A forma de propagação da abobrinha é por meio de sementes. Geralmente encontram-se sementes de abobrinha em lojas de produtos agropecuários como também em alguns supermercados. Para pessoas que desejam cultivar abobrinha, recomenda-se que para uma área de um hectare, sejam plantados 5 kg de sementes. As abobrinhas se adaptam facilmente em qualquer tipo de solo. Porém, solos areno-argilosos e bem drenados cujo ph esteja entre 6 e 6,5, são ao mais propícios para o seu desenvolvimento. Além disto, as abobrinhas preferem temperaturas que estejam em torno de 20 a 34 graus Celsius.

Fontes:
http://www.cnph.embrapa.br/laborato/pos_colheita/dicas/abobrinha.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abobrinha
http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1703472-4529,00.html