Balcãs

Licenciada em Geografia (UFG, 2003)

Balcãs ou Península Balcânica é uma porção do território europeu localizada na porção sudoeste do continente. A sua extensão territorial é de aproximadamente 550 mil quilômetros quadrados.

O território balcânico está circundado pelos mares: Adriático, Jônico, Egeu, Mármara e Negro. Além das fronteiras com os mares a Península Balcânica também faz fronteira com o Oriente Médio.

É banhado pelos rios Danúbio, Kuava, Morava e Maritsa.

Mapa da região central dos Balcãs. Fonte: CIA World Factbook.

É composto, atualmente, pelos seguintes países:

  • Albânia
  • Bósnia Herzegovina
  • Bulgária
  • Croácia
  • Eslovênia
  • Grécia
  • Macedônia
  • Montenegro
  • Romênia
  • Sérvia
  • Turquia (parte europeia da Turquia).

Relevo

O território balcânico é fortemente influenciado por seu relevo montanhoso, o nome dado à região tem origem na palavra “Balcã”, que significa montanha em turco.

Na península balcânica também apresenta relevo de planícies, formadas pela influência do mar e pelos rios que percorrem esse território.

Entretanto, a característica marcante do relevo balcânico são suas cordilheiras. Destacam-se:

  • Os Alpes Dináricos que chega a medir 2.525 metros de altitude no Pico Durmitor. Cadeia montanhosa situada a oeste da península, tem sua origem equivalente à dos Alpes Suíços e Austríacos.
  • A Cordilheira dos Balcãs - O Monte Musala, na Bulgária, com 2.925 metros e o Monte Olimpo, na Grécia com 2.911 metros apresentam as maiores altitudes deste conjunto de montanhas.

Pico Musala, Bulgária. Foto: Radoslav Stoilov / Shutterstock.com

Mediterrâneo

A vegetação e o clima predominantes na Península Balcânica são classificados como mediterrâneos.

Mas o que significa ''mediterrâneo''? Mediterrâneo vem do latim medi = meio e terraneo = terra. Entre o sul da Europa (Europa meridional), o norte da África (África setentrional) e o oeste da Ásia (Ásia ocidental) existe o mar Mediterrâneo que está localizado no meio desses continentes.

Clima

Como vimos, o clima que predomina na Península Balcânica é o mediterrâneo. O clima temperado e o frio de montanha também estão presentes, porém com menor frequência.

O clima mediterrâneo é marcado por verões quente e secos. O verão no hemisfério norte ocorre de 1 junho a 31 agosto. A temperatura média nos Balcãs, nesse período, ficam entre 22 ºC e 26 ºC e a precipitação (chuva) gira em torno de 300 mm a 600 mm.

No inverno, a temperatura nos Balcãs tornam-se amenas. O inverno no hemisfério norte ocorre de 1 de dezembro a 28 de fevereiro. A temperatura média nos Balcãs, nesse período, ficam entre 10 ºC e 14 ºC, as chuvas ocorrem com maior frequência durante esse período, a precipitação fica em média de 600 mm a 1200 mm.

Vegetação

Assim como o clima balcânico, recebe influência do mar Mediterrâneo, a vegetação deste território também é fortemente condicionada pelo mar. A vegetação mediterrânea é caracterizada por pequenas árvores esparsas, ou seja, árvores distantes uma das outras, maquis e garrigues são espécies de plantas na vegetação mediterrânea.

Nas regiões de maior altitude, e no norte da península, a vegetação é composta por árvores coníferas e vegetação rasteira adaptada às baixas temperaturas do inverno.

População

A população dessa região é caracterizada por grandes diferenças étnicas, culturais e religiosas. A população do território Balcânico é de aproximadamente 70 milhões de pessoas, e a expectativa de vida situa-se entre 70 a 73 anos. Além disso, a porcentagem da população que reside em área urbana varia entre 60% a 80%. A região tem sua história assinalada por importantes guerras e conflito.

Bibliografia:

Alves, José A. Lindgren. Os Novos Bálcãs. Ministério das Relações Exteriores. Brasília : FUNAG, 2013 =. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/download/1083-novos_balcas.pdf

Balcâs – Escola Britânnica - http://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/B%C3%A1lc%C3%A3s/480726

Balcãs – wikiwand - http://www.wikiwand.com/pt/B%C3%A1lc%C3%A3s

https://br.sputniknews.com/portuguese.ruvr.ru/Diario-dos-Balcas/

Arquivado em: Europa