Pampa

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

O significado da palavra pampa é região plana. A origem da expressão é quéchua, um idioma sulamericano de origem indígena que também era utilizado no império dos incas. Abrangendo cerca de 700 mil km², os pampas brasileiros ocupam aproximadamente 2,4% da vegetação do País. Além disso, estão presentes na República Oriental do Uruguai, Corrientes, Entrerríos, Santa Fé, La Pampa, províncias de Buenos Aires e no Rio Grande do Sul. Sua localização fica entre o 30º e o 34º na latitude sul e 63º e 57º na longitude oeste.

Foto: Toniflap / Shutterstock.com

Foto: Toniflap / Shutterstock.com

Também conhecido pelos nomes de Campanha Gaúcha, Campos Sulinos e Campos do Sul, o pampa foi o território onde ocorreram as batalhas da Guerra do Paraguai entre os anos de 1865 e 1870, conflito que teve participação do Paraguai, Brasil, Argentina e Uruguai.

Apesar de ser uma área de campos, o pampa também apresenta outras formações geográficas como grutas e cavernas, encontradas em regiões como Caçapava do Sul e Pedra do Segredo. Além disso, possui sítios arqueológicos como o de Mata, cidade do Rio Grande do Sul, onde são encontradas árvores petrificadas. No que se refere à vegetação, o pampa tem o predomínio da herbácea, que possui entre 10 e 50 cm de altura, gramíneas, alguns arbustos e árvores (perto de cursos d’água); e plantas rasteiras. O relevo aplanado possui entre 500 metros e 800 metros de altitude.

Ao ser observado ao longe, o pampa tem a aparência de um tapete verde por possuir paisagem plana e homogênea. Em comparação a savanas e florestas, o pampa é considerado fundamental na atenuação do efeito estufa, controle da erosão do solo e preservação da biodiversidade.

Na parte do pampa que pertence o Brasil, são encontrados mais de 3 mil tipos de plantas vasculares. Entre elas, destacam-se as gramíneas como o capim-mimoso, que compõe a dieta de equinos, bovinos e grandes herbívoros silvestres. A pampa conta com mais de 350 espécies de aves como caturritas, anus-pretos e pica-paus, além de 90 tipos de mamíferos como tatus, veados e guaraxains. Com temperatura amena e chuvas que não variam muito durante o ano, o clima do pampa é considerado subtropical. Com solo fértil, é uma área importante para a agropecuária.

Na região do pampa, encontram-se diversos animais ameaçados de extinção. Entre eles estão: tamanduá, caxinguelê, preguiça-de-coleira, espécies de saguis, mico-leão-dourado, guariba, macaco-prego, jaguatirica, onça pintada, entre outros. As aves em risco de extinção são: gaturamos, saíras, tucanos, beija-flores, sanhaço, araponga, tié-sangue, jacutinga, macuco e o jacu.

Leia também:

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pampa
http://www.semapirs.com.br/semapi2005/site/livro/cd%20rom/arquivos/06.pdf
http://www.tosabendomais.com.br/portal/assuntos-quentes.php?secao=&idAssunto=359&idArea=2&acao=VerCompleto

Arquivado em: Geografia
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: