Escritores de Literatura Fantástica

O gênero fantástico se relaciona a tudo que é gerado pelo imaginário, ao que não pertence à realidade convencional. Esta palavra é originária do latim phantasticus que tem sua fonte no idioma grego: phantastikós. O autor Jorge Luís Borges afirma que uma conexão entre causa e efeito de natureza extraordinária vincula os fatos ao longo de uma história fantástica. Isso vale tanto para um livro quanto para um filme desta espécie. Zumbis, criaturas monstruosas de toda espécie, árvores, pedras e animais falantes são alguns dos elementos não definidos como reais, pelo menos dentro dos parâmetros da razão humana, a qual não compreende e rejeita estes eventos. Um dos maiores teóricos desta corrente literária, Tzvetan Todorov, afirma em seu clássico Introdução à Literatura Fantástica, que no âmago de um real orientado por orientações legais, todos os acontecimentos não justificáveis por elas incorrem na hesitação entre a realidade e a imaginação. Assim, a fantasia só está presente nesta incerteza. Normalmente o gênero fantástico abriga três vertentes: a ficção científica, a fantasia e o horror. Aqui me restrinjo à fantasia; eu contemplarei as outras esferas em artigos específicos.

Autores e Obras de Literatura Fantástica

  • George R R Martin: A Morte da Luz; As Crônicas de Gelo e Fogo; Wild Cards; Night of The Vampyres; Shadow Twin; The Ice Dragon; A Song for Lya; Songs the Dead Men Sing; Fevre Dream; Songs of The Dying Earth.
  • J. R. R. Tolkien: O Senhor dos Anéis; O Silmarillion; O Hobbit; Sobre Histórias de Fadas; As Aventuras de Tom Bombadil; Roverandom; The Children of Húrin.
  • J. K. Rowling: Harry Potter; Harry Potter e a pedra filosofal; Harry Potter e a câmara secreta; Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban; Harry Potter e o cálice de fogo; Harry Potter e a Ordem da Fênix; Harry Potter e o enigma do príncipe; Harry Potter e as relíquias da morte; Os contos de Beedle, o Bardo.
  • C. S. Lewis: As Crônicas de Nárnia; Cartas de um Diabo ao seu Aprendiz; O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, (As Crônicas de Nárnia); Príncipe Caspian (As Crônicas de Nárnia).
  • Hans Christian Andersen: O Improvisador; Contos (Contos de Fadas).
  • Lewis Carroll: Alice no País das Maravilhas; Alice no País do Espelho; Algumas Aventuras de Silvia e Bruno; Rimas do país das maravilhas; A caça ao Turpente; Obras escolhidas.
  • Marion Zimmer Bradley: A Dama do Falcão; A Espada Encantada; As Brumas de Avalon; A Filha da Noite; A Queda de Atlântida; A Colina das Bruxas.
  • Allison Nöel: Os Imortais; Riley; Saving Zoë; Sonhos.
  • Raphael Draccon: Dragões de Éter; Fios de Prata – Reconstruindo Sandman.
  • Eduardo Spohr: A Batalha do Apocalipse; Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida; Filhos do Éden: Anjos da Morte.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_fant%C3%A1stica
http://www.jkrowling.com/pt_BR/#/works/os-livros/
http://ultimato.com.br/sites/jovem/2010/09/22/livros-de-c-s-lewis-publicados-em-portugues/
http://www.raphaeldraccon.com/blog/?page_id=2

Arquivado em: Literatura