Escritores do Classicismo

Por Ana Lucia Santana
O movimento classicista teve origem na Itália, no século XIV; seu ápice ocorreu em fins do século XVI. Ele se disseminou velozmente pelo continente europeu graças à invenção da imprensa. A partir de então as notícias são propagadas com maior velocidade. Ele teve como cenário principal o período renascentista. Este gênero literário foi predominantemente inspirado pela cultura greco-latina. Daí algumas das suas principais características serem a reprodução fiel dos escritores da antiga civilização greco-romana, a utilização dos mitos das divindades e das musas inspiradoras, a preponderância da esfera racional sobre a emocional, a opção por um texto sério, singelo, desprovido do abuso das figuras de linguagem, a universalidade, a exaltação dos valores nacionais, a nitidez da mensagem, o amor em sua expressão neoplatônica e o início do uso dos versos decassílabos.

Autores e Obras do Classicismo

  • Luís Vaz de Camões: Os Lusíadas; Poemas de Camões; Poemas de Camões II.
  • Fernão Mendes Pinto: Peregrinaçam de Fernam Mendez Pinto em que da conta de muytas e muyto estranhas cousas que vio &...
  • Bernardim Ribeiro: Menina e Moça; Cancioneiro Geral; Ontem pôs-se o Sol; Ao Longo de uma Ribeira.
  • Antonio Ferreira: Poemas Lusitanos em Lisboa; Tragédia de Inês de Castro.
  • Francisco Sá de Miranda: Cleópatra (obra dramática); Vilhalpandos; Estrangeiros.
  • Gil Vicente: Farsa de Inês Pereira; Auto dos Reis Magos; Auto da Barca do Inferno; Auto da Barca do Purgatório; Auto da Lusitânia; O Velho da Horta.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_classicista
http://purl.pt/index/geral/aut/PT/9182.html
http://www.estudopratico.com.br/sa-de-miranda-biografia-e-obras/