Secante, Cossecante e Cotangente

Por Thomas Carvalho
Cossecante

Por definição, cossecante é a relação do inverso do seno.

Assim: cossecX = 1/senX

Dado um número real x , tal que x kπ, considerando a reta s tangente ao circulo trigonométrico no ponto P que intercepta o eixo do seno no ponto C, definimos por cossecante o módulo do segmento que vai do centro da circunferência trigonométrica até o ponto C.

Sinal da cossecante.

Quando o ângulo é do primeiro ou do segundo quadrante seu sinal é positivo, quando do terceiro ou quarto seu sinal é negativo.

Secante
Por definição temos que secante é a relação do inverso do cosseno.

Assim: secX = 1/cosX

Dado um número real x , tal que x ã/2 + kã , considerando a reta s tangente ao circulo trigonométrico no ponto P que intercepta o eixo do cosseno no ponto C, definimos por secante o módulo do segmento que vai do centro da circunferência trigonométrica até o ponto S.

Sinal da secante
Quando o ângulo é do primeiro ou do quarto quadrante seu sinal é positivo, quando do segundo ou do terceiro seu sinal é negativo.

Cotangente
Por definição temos que cotangente é a relação do inverso da tangente.

Assim: cotgX = 1/tanX = cosX / senX

Dado um número real x , tal que x kã, considerando a reta d tangente ao circulo trigonométrico no ponto B seja D o ponto de intersecção da reta d com o segmento OP, definimos por cotangente o módulo do segmento que vai do ponto B até o ponto D.

Sinal da cotangente

Quando o ângulo é do primeiro ou do terceiro quadrante seu sinal é positivo, quando do segundo ou do quarto seu sinal é negativo.