Gordura Saturada

Por Débora Carvalho Meldau
A gordura saturada é composta por triglicerídeos, cujos ácidos graxos são saturados. A ligação entre carbonos é do tipo simples e, quanto na temperatura ambiente, é encontrada no estado sólido.

Gordura saturada (acima) e não saturada.

Este tipo de gordura é sintetizada por animais e certos vegetais, como o côco e a palma, que apresentam um tipo de ácido graxo de cadeia média (entre 8 a 12 carbonos) e levam ao aumento de colesterol ruim no sangue. Está presente na manteiga, banha, bacon, queijos curados, toucinho e carne.

Esta é a principal gordura associada a problemas de obesidade, arteriosclerose, colesterol alto e diversos tipos de cancro.  A gordura saturada é responsável por elevar a taxa de colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea, resultando em uma maior produção de placas de gordura, sendo que estas acumulam-se nas artérias, obstruindo-as.

Não há um quadro clínico de carência com relação a esse tipo de gordura, pois esta não é necessária para o organismo, sendo que quanto menor for sua ingestão, melhor é para o organismo.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gordura_saturada
http://www.dietaesaude.org/artigos/tipos-de-gorduras-nos-alimentos.php
http://www.alimentacaosaudavel.org/Gordura-Saturada.html
http://resumododia.com/gordura-saturada.html
http://www.sitemedico.com.br/site/qualidade-de-vida/bemestar/6634-nao-e-dificil-reduzir-a-gordura-saturada-de-sua-dieta
http://www.copacabanarunners.net/gorduras.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.