Cebola

Por Michele Borges
A cebola é uma planta originária do continente asiático é da família Alliaceae, sua safra é de setembro a março, porém é encontrada o ano todo. O maior produtor mundial deste alimento é a China. Na América, a cebola chegou por intermédio de Cristovão Colombo, em sua segunda viagem ao Haiti.

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Alliaceae
Gênero: Allium
Espécie: Allium cepa

A raiz possui um formato oval, internamente feita de camadas. Apreciada por muitos como condimento, tem características favoráveis a saúde, contendo flavonóides, elemento importante como anti-oxidante e anti-inflamatório, sódio, cálcio, potássio, ferro e fósforo, além das vitaminas C e complexo B.

Na culinária, a cebola é  utilizada para o preparo de caldos, sopas, milanesas, suflês, tortas, recheios, etc.

O que é sempre mencionado quando o assunto é cebola é o mau hálito que às vezes causa e o cheiro forte que dela é exalado, mas suas propriedades são tão significativas, que este fato se torna sem importância.

Estudos comprovam que a cebola contém componentes capazes de reduzir risco de tumores de intestino, estômago e próstata, e age contra bactérias causadoras de cáries. Para esta eficácia, se faz necessário a ingestão de duas cebolas por semana.

Existem três tipos de cebola, as brancas, com sabor mais forte, as amarelas que por sua vez são as mais consumidas no Brasil e as roxas, escolhida como preferida em muitas comunidades, por ter sabor mais suave.

A conservação da cebola fora da geladeira deve ser em local seco escuro e bem ventilado. Na geladeira é  possível mantê-la por até vinte e quatro horas picada e em recipiente fechado.

Uma curiosidade sobre a cebola é por que ela faz as pessoas "chorarem" ao ser cortada. Nela existe uma substância chamada ácido sulfúrico, que ao entrar em contato com os olhos, irrita e faz lacrimejar.

Outra curiosidade é que na antiguidade os faraós eram enterrados com cebolas, pois era considerado um sinal de eternidade, já na Idade Media, a cebola era utilizada como moeda.

O fato é que a cebola é um importante alimento e deve fazer parte da dieta diária para uma alimentação saudável.

Fontes:
http://www.nutricaoemfoco.com/2009/07/22/a-cebola/
http://www.oficinadamoda.com.br/culinaria/receita/beneficios+da+cebola+cebola+possui+um+mau+halito+necessario/7701/
http://www.nestle.com.br/site/cozinha/enciclopedia/ingredientes/cebola/curiosidades.aspx
http://www.mundodastribos.com/curiosidade-por-que-a-cebola-faz-chorar.html