Cenoura

Por Marina Martinez
A cenoura cujo nome científico é Dacus carota, é um vegetal pertencente à família Apiaceae, da qual estão inclusas mais de 3000 espécies, entre elas a salsa, o aipo, o coentro e ate mesmo espécies de plantas altamente tóxicas como a cicuta. Nativa da Europa e da Ásia, a cenoura é cultivada em várias regiões do mundo e tende a se adaptar melhor em climas amenos, onde a temperatura esteja em torno de 10 a 15 graus Celsius, que é a condição climática ideal para que haja um crescimento saudável das raízes (parte comestível da cenoura).

Cenoura
Cenoura
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Apiales
Família: Apiaceae
Gênero: Daucus
Espécie: D. carota

A China, os Estados Unidos, a Rússia, a França, a Inglaterra, estão entre os maiores produtores de cenoura. No Brasil a cenoura é amplamente cultivada na região Sudeste, nos municípios de Carandaí, Santa Juliana, São Gotardo, Piedade, Ibiúna e Mogi das Cruzes. Na região Sul a maior parte da produção de cenouras vem do município de Marilândia e, na região Nordeste, os municípios de Lapão e Irecê se destacam.

A parte comestível da cenoura são as raízes. Estas raízes caracterizam-se por serem tuberosas, grossas, carnudas e de cor profunda. Existe uma variedade enorme de raízes de cenouras presentes na natureza, que diferem em cor e tamanho. Embora as raízes de cenouras sejam conhecidas por terem a coloração alaranjada, elas são encontradas em uma variedade de outras cores como o branco, o amarelo, o vermelho e ate mesmo roxo. Elas também são encontradas em tamanhos diversos entre 20 cm até 3 metros de comprimento. As raízes de cenoura são muito saborosas e possuem uma textura crocante e um sabor mentolado. No entanto as raízes maiores são na maioria das vezes menos saborosas, pois são mais fibrosas. Outras partes da planta da cenoura como as folhas são de coloração esverdeada. Já as flores possuem hastes que podem chegar até 1 metro de altura, e suas pétalas são brancas.

Muito apreciadas na culinária, as raízes de cenoura são utilizadas em diversos pratos. São consumidas cruas ou cozidas em saladas, como ingrediente para o preparo de bolos, tortas, sanduíches, purês, suflês, sopas, creme, doce, sucos e várias outras receitas.

A cenoura é considerada um alimento altamente nutritivo por conter excelentes quantidades de vitamina A (β-caroteno), que é uma vitamina importantíssima para o ser humano. Esta vitamina é eficaz em combater os radicais livres, pois atua como antioxidante, como também protege a visão, evitando o aparecimento de doenças como a cegueira noturna e a xeroftalmia. Sua carência contribui para que o indivíduo apresente pele seca e áspera, fissuras nos lábios, dores de cabeça, dores ósseas e ate mesmo dores articulares. Além de ser rica em vitamina A, a cenoura também contêm boas doses de vitamina C, K, minerais como o potássio, fibras dietéticas e é um alimento de baixa caloria (100g oferecem cerca de 50 kcal).

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cenoura
http://www.cnph.embrapa.br/sistprod/cenoura/index.htm
http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio16/16_cenoura.pdf