Geólogo

Por Marlene Amariz
Segundo o dicionário Michaelis, um geólogo é “aquele que estuda a constituição, a estrutura e a história da crosta terrestre”. Complementando esta definição podemos dizer que vem a ser um especialista com aptidão natural ou adquirida através de treinamento para investigar a formação, a origem, a composição e a estrutura da Terra, somando-se à isto o estudo dos efeitos e do impacto ambiental das forças naturais e da ação humana, sobre o solo, rios, lençóis freáticos, etc..

É função do geólogo também estudar e acompanhar a exploração de jazidas minerais, gás natural e reservas de petróleo, elaborando relatórios e mapas, analisando as condições da região e tipos de construção. Além disso um geólogo estuda o diferentes tipos de rochas, localização, tipos, etc, utilizando-se de aparelhos de medição, e provas químicas. Atuam ainda, no desenvolvimento de pesquisas de novos recursos naturais e na preservação dos já existentes.

Formação

Curso superior em Geologia, ou Engenharia Geológica, com matérias como: física, desenho, química, biologia, matemática, mineralogia, entre outras.

Onde atuar?

O geólogo, também chamado de “cientista da Terra”, é um profissional que tem o seu campo de atuação em fase de crescimento. Devido à preocupação mundial com o meio ambiente, o trabalho do geólogo se faz necessário na construção civil, na exploração de petróleo e jazidas minerais ou mesmo atuando na área de pesquisas. Este profissional, poderá desenvolver as suas atividades em rede pública ou privada, tendo um vasto campo de trabalho em diversas frentes, tais como:

1) Análise geológica: elaboração de mapas segundo análise e classificação de rochas e do solo.

2) Geofísica: é a pesquisa de eventos físicos ocorridos nas camadas subterrâneas da Terra, através de equipamentos como por exemplo, o sismógrafo.

3) Engenharia geológica: trabalho desenvolvido na área de construção civil, elaborando estudos e relatórios sobre a área à ser construída.

4) Geologia ambiental: análise sobre impactos ambientais e elaboração de relatórios com o intuito de prevenção.

5) Hidrologia: pesquisa sobre lençóis freáticos, rios, exploração de recursos hídricos, e acompanhamento na escavação de poços.

6) Geologia do petróleo: acompanhamento em exploração do petróleo, desde a localização até a finalização do processo.

7) Mineração: acompanhamento e localização de jazidas.

Fontes
Selley, R.C. (1997) - What on Earth is a Geologist The answer? Geocientist, vol. 7, nº 11, p. 4-5. Paulo Legoinha, Janeiro 1998.