Plásticos

Por Luiz Molina Luz
Possivelmente o maior número de materiais poliméricos diferentes se enquadra da classificação dos plásticos. O polietileno, o polipropileno, o cloreto de polivinil, o poliestireno e os fluorocarbonos, epóxi, fenólicos, e poliéster podem ser classificados como plásticos. Eles possuem uma grande variedade de combinações de propriedades. Alguns plásticos são muito rígidos e frágeis, outros são flexíveis, exibindo tanto deformações elásticas como plásticas quando são tensionados, e algumas vezes exprimem uma considerável deformação antes de fraturarem.

Os polímeros que se enquadram dentro dessa classificação podem ter qualquer grau de cristalinidade, e todas as estruturas e configurações moleculares são possíveis. Os materiais plásticos podem ser termoplásticos ou termofixos; de fato, essa é a maneira na qual eles são subclassificados.

Diversos plásticos exibem propriedades excepcionais. Para aplicações onde à transparência ótica é critica, o poliestireno e o polimetil metacrilato são especialmente bem adequados; entretanto, torna-se essencial que o material seja totalmente amorfo ou, se semicristalino, possua cristalitos muito pequenos.

Os materiais termoplásticos são conformados acima da temperatura de transição vítrea, se amorfos, ou acima da temperatura de fusão, se semicristalinos. A fabricação de polímeros termofixos é realizada geralmente em dois estágios; (1) ocorre a preparação de um polímero linear na forma de um liquido, que possuiu baixo peso molecular. Esse material é convertido no produto final, duro e rígido, durante o segundo estagio, que é realizado normalmente em um molde que possui a forma desejada.

Alguns exemplos de materiais plásticos e suas aplicações:

Tipo de material Características Aplicações
Acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS) - termoplásticos Excepcional resistência e tenacidade, resistente a distorção térmica e inflamável. Revestimento de refrigeradores, brinquedos, dispositivos de segurança em auto-estradas.
Acrílicos (polimetacrilatos) – termoplásticos Excepcional transmissão da luz e resistência a intempéries. Lentes, recipientes transparentes de aeronaves e cartazes de rua.
Fluorocarbonos (teflon) Quimicamente inertes em quase todos os ambientes, excelente propriedade elétrica. Vedações anticorrosivas, revestimentos antiadesivos e peças.
Poliamidas (náilons) – termoplásticos. Boa resistência mecânica, baixo coeficiente de atrito, absorve água e alguns outros líquidos. Revestimentos para fios e cabos, cabos e puxadores.
Polietileno – termoplástico. Quimicamente resistente, e isolante elétrico, duro. Garrafas flexíveis, peças de baterias, bandejas de gelo.
Poliéster - termoplástico Uma das películas plásticas mais resistentes, resistência a umidade, ácidos, graxas e solventes. Fitas de gravação magnética, vestimentas, cordões de pneus de automóveis, recipiente de bebidas.
Epóxi - termofixos Excelente combinação de propriedades mecânicas e resistência à corrosão, relativamente barato, boa propriedades elétricas. Moldes elétricos, ralos, adesivos, usados com laminado de fibra de vidro.
Poliésteres – termofixos. Excelentes propriedades elétricas e baixo custo; pode ser formulada para uso a temperatura ambiente ou a altas temperaturas. Capacetes, barcos em fibras de vidro, componentes de carroceria de carros, cadeiras e ventiladores.