Cristalino

O cristalino é a lente dos olhos. É biconvexa, gelatinosa, possuindo grande elasticidade que diminui progressivamente com a idade. É formado por três partes:

  • Fibras do cristalino: se apresentam sob a forma de elementos prismáticos finos e longos. São células altamente diferenciadas, oriundas das células originais do cristalino embrionário. Finalmente perdem seus núcleos e alongam-se consideravelmente, podendo alcançar as dimensões de 8 mm de comprimento por 10 µm de espessura. O citoplasma possui poucas organelas e cora-se levemente. Suas fibras se unem através de desmossomos e geralmente se orientam em direção paralela à superfície do cristalino.
  • Cápsula do cristalino: se apresenta como um revestimento acelular homogêneo, hialino e mais espesso na face anterior do cristalino. É uma formação muito elástica, constituída especialmente de colágeno tipo IV e glicoproteínas.
  • Epitélio subcapsular: é formado por uma única camada de células epiteliais cubóides, encontradas apenas na porção anterior do cristalino. É a partir desse epitélio que se originam as fibras responsáveis pelo aumento gradual do cristalino durante o processo de crescimento do globo ocular.

A zona ciliar é um sistema de fibras orientadas radialmente, responsáveis por manter o cristalino em posição. As fibras da zona se inserem de um lado na cápsula do cristalino e do outro, no corpo ciliar. Esse sistema de fibras é importante no processo de acomodação, que permite focalizar objetos próximos e distantes, o que se faz por mudança na curvatura do cristalino, graças à ação dos músculos ciliares transmitida pela zônula ciliar. Quando, entretanto, se focaliza um objeto próximo, o músculo ciliar se contrai promovendo um deslocamento da coróide e do corpo ciliar na direção da região anterior do olho. A tensão exercida pela zônula é relaxada, e o cristalino fica mais espesso, colocando o objeto a ser visualizado em foco.

Fontes:
http://luizmeira.com/anatomia.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristalino
http://www.perret-optic.ch/optometrie/anatomie_oeil/opto_anato_oeil_3_gb.htm
Histologia Básica – Luiz C. Junqueira e José Carneiro. Editora Guanabara Koogan S.A. (10° Ed), 2004.

Arquivado em: Visão