República do Congo

Graduado em Geografia (Centro Universitário Fundação Santo André, 2014)

Ouça este artigo:

A República do Congo está localizada no continente africano, mais precisamente na região central da África, possui uma extensão territorial de aproximadamente 342.000 Km2, faz fronteira com 5 países, sendo eles a Angola, Camarões, Gabão, República Centro Africana e República Democrática do Congo.

Sua Capital é Brazzaville, possui como idioma oficial o Francês e tem como moeda oficial a Franco CFA que apresenta baixo valor de mercado internacional em relação ao Dólar Americano.

Segundo o World Population Prospects (WPP) no ano de 2019 sua população era estimada em 5.380.504 habitantes, possuindo neste mesmo ano uma densidade demográfica aferida de 15,76 habitantes por km², relativamente baixa em relação ao continente.

Observe alguns dados e índices demográficos referente ao país nos anos de 2018 e 2019:

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 0,608
PIB per capita US$ 2.703
Esperança de Vida ao Nascer 64,3 anos
Acesso à água potável 73,22% da população
População alfabetizada acima dos 15 anos 80,3% da população aproximadamente
População que vive na área rural 32,6% dos habitantes
População que vive na área urbana 67,4% dos habitantes
Indivíduos com acesso a internet 8,6% da população
Taxa de Mortalidade 6,82 ‰ de habitantes
Taxa de Natalidade 33,37 ‰ de habitantes
Crescimento Populacional 2,59% da população

Geografia

A República do Congo possui uma pequena faixa litorânea que tem contato com o Oceano Atlântico, seu relevo é formado por planícies, planaltos, platôs e montanhas, essas localizadas ao sudoeste do país.

Mapa e localização da República do Congo.

O Rio Congo está ao seu leste, permeando grande parte da sua fronteira com a República Democrática do Congo.

Está localizado na faixa equatorial, ou seja, a Linha do Equador passa sobre o país, configurando-o com clima quente e úmido por todo o ano, favorecendo na manutenção de uma floresta tropical densa que está em seu território, além de formações pantanosas ao norte, na área central há savanas e pastagens.

História

A região em que está situado a República do Congo pertencia a um grande império africano, o Reino do Congo, que abrangia também territórios dos países ao redor. Esse reino possuía um sistema de civilização bem organizado, incluindo caráter democrático em alguns pontos. Ele perdurou por mais de 5 séculos, tendo seu declínio após a chegada europeia em terras africanas no processo colonial estabelecido no século XV.

Alguns costumes e culturas permaneceram nos povos que pertenciam ao Reino do Congo, passando para as gerações futuras através de relatos orais a história desse grande império.

Durante o processo de neocolonialismo que ocorreu no continente africano no final do século XIX, onde as grandes potências europeias realizaram a Conferência de Berlim para estabelecer entre elas a partilha das terras da África a fim de buscar recursos, a França foi a colonizadora do território do Congo, conhecido nesse período por Médio Congo.

Em 1960 o país consegue sua independência, em 1964 o presidente Alphonse Massamba-Délbat instaura um sistema de base socialista e inicia um plano chamado de “Plano Quinquenal” que auxiliou em uma expansão agrícola e industrial no país.

Em 1968 Massamba-Délbat sofre um golpe de estado pelo poder militar liderado pelo Major Marien Ngouabi, que assume a presidência. No ano seguinte ele anuncia a nova República Popular e funda o Partido Congolês dos Trabalhadores (PCT). Em 1977 Ngouabi é assassinado, tomando a frente da presidência do país uma junta militar, até que em 1979 o coronel Denis Sassou-Nguesso assume a presidência do país.

Em 1992 é criada uma constituição que possibilita um processo eleitoral multipartidário, abrindo espaço para a democracia. Pascal Lissouba foi eleito presidente em 1992, porém milícias e rebeldes iniciaram confrontos criando instabilidade, conflitos, motins, ocasionando em uma guerra civil que perdurou até 1995. O antigo presidente Denis Sassou Nguesso retoma o poder em 1997. Uma nova constituição foi criada no ano de 2002. Por meio de referendos e eleições supostamente fraudulentas, o presidente vem prolongando seu mandato desde então.

Bibliografia:

https://paises.ibge.gov.br/#/dados/congo

https://escola.britannica.com.br/artigo/Rep%C3%BAblica-do-Congo/481039

https://docs.ufpr.br/~coorhis/felipe/reinodocongo.html

Arquivado em: África