República Democrática do Congo

Graduado em Geografia (Centro Universitário Fundação Santo André, 2014)

Ouça este artigo:

A República Democrática do Congo recebeu esse nome no ano de 1997, anteriormente seu território também era conhecido por República do Zaire. O país está localizado no continente africano, mais precisamente na região central da África, possui uma extensão territorial de aproximadamente 2.344.858 Km2, sendo considerado o terceiro maior país do continente, faz fronteira com 9 países sendo eles a Angola, Burundi, República Centro Africana, República do Congo, Ruanda, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia.

Mapa da República Democrática do Congo. Fonte: CIA.gov

Sua Capital é Kinshasa, possui como idioma oficial o francês e tem como moeda oficial a Franco Congolês que apresenta baixo valor de mercado internacional em relação ao Dólar Americano.

Segundo o World Population Prospects (WPP) no ano de 2019 sua população era estimada em 86.790.568 habitantes, possuindo neste mesmo ano uma densidade demográfica aferida de 38,28 habitantes por km², relativamente baixa devido sua grande extensão territorial.

Bandeira da República Democrática do Congo.

Observe alguns dados e índices demográficos referente ao país nos anos de 2018 e 2019:

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 0,459
PIB per capita 561 U$
Esperança de Vida ao Nascer 60,4 anos
Acesso à água potável 43,24% da população
População alfabetizada acima dos 15 anos 77,04% da população aproximadamente
População que vive na área rural 55% dos habitantes
População que vive na área urbana 45% dos habitantes
Indivíduos com acesso a internet 8,6% da população
Taxa de Mortalidade 9,69 ‰ de habitantes
Taxa de Natalidade 41,73 ‰ de habitantes
Crescimento Populacional 3,22% da população

Geografia

Devido sua grande extensão territorial o país conta com ampla diversidade paisagística, porém por estar em uma área central do continente seu acesso ao oceano é baixo, com uma pequena faixa ao seu extremo oeste que entra em contato com o Oceano Atlântico.

Ao longo de sua fronteira ao oeste está o rio Congo que está rodeado por planícies que se estendem pelo território terminando em altos platôs, além de possuir cadeias de montanhas ao leste; tem como ponto mais alto o Pico Margherita, com 5.119 metros de altitude.

Seu clima é quente e úmido pois o país está na faixa equatorial, isto é, a Linha do Equador passa sobre ele. Isso favorece o desenvolvimento de uma floresta tropical espessa, também possui pântanos e manguezais próximo à costa e campos nos planaltos do leste.

História

O território da República Democrática do Congo na segunda metade do século XIX foi dominado pelo Império Belga, os africanos conseguiram atuar politicamente no país a partir de 1957 e obtiveram a sua independência em 1960.

A luta pelo poder entre o Presidente Kasavubu e o Primeiro Ministro Lumumba resultou em um golpe militar coordenado pelo líder do exército Mobutu, que tomou o poder e alterou o nome do país para República do Zaire.

Mobutu se manteve no poder do Zaire de forma ditatorial por 32 anos, sendo derrubado por movimentos revolucionários e grupos políticos que prezavam um modelo de governo democrático, sendo no ano de 1997 sua saída do poder e um dos líderes desses movimentos Laurent Kabila assume o governo do país, renomeando-o para República Democrática do Congo.

Conflitos permaneceram após a mudança do governo, levando ao assassinato de Laurent Kabila em 2001. Seu filho Joseph Kabila assumiu o governo e tentou reduzir os impactos das constantes guerras civis, estabelecendo um acordo em 2003 com os rebeldes para cessar os conflitos, porém tantos anos de confrontos os mais afetados foram os grupos populacionais que sofrem com a fome, falta de acesso a recursos, violência, entre outros fatores sociais negativos.

Joseph Kabila tentou impor melhorias ao país que sofreu por tantos anos, uma nova constituição foi feita em 2006 estabelecendo oficialmente um governo democrático. Ele permaneceu no poder do país até 2019 quando Félix Tshisekedi assume a presidência, sendo a primeira transição pacífica entre governos no país.

Bibliografia

https://paises.ibge.gov.br/#/dados/republica-democratica-do-congo

https://escola.britannica.com.br/artigo/Rep%C3%BAblica-Democr%C3%A1tica-do-Congo/481038

Arquivado em: África