Tanzânia

tanzaniaO nome oficial da Tanzânia é República Unida da Tanzânia. Localizado na região ocidental do continente africano, o país faz limite ao norte com Uganda e Quênia, ao sul com Moçambique, Zâmbia e Malawi, ao leste com o Oceano Índico e ao oeste com Ruanda, Burundi e República Democrática do Congo. Zanzibar, um arquipélago localizado no Índico, também faz parte da Tanzânia.

Formada por 26 áreas e considerada como um estado único, a República Unida da Tanzânia elegeu no ano de 2005 o seu presidente, Jakaya Kikwete, que também já presidiu a União Africana. As instituições governamentais estão todas localizadas em Dodoma, capital da Tanzânia desde 1996. No período entre a independência da república e a criação de da capital Dodoma, o territórios mais importante foi Dar es Salaam, considerada a principal cidade comercial e política e local com diversos órgãos do governo. Tanganica e Zanzibar, territórios que foram unificados no ano de 1964, originaram o nome Tanzânia.

mapa tanzaniaO país é importante para a arqueologia por ser uma dos territórios mais antigos da humanidade, onde foram encontrados os primeiros fósseis, especificamente na área ao norte chamada Garganta de Olduvai, popularmente conhecida como "berço da humanidade". Nesta região foram localizados fósseis referentes ao Paranthropus, gênero extinto de Hominídeos que tem cerca de dois milhões de anos. Além disso, esta área apresenta as pegadas mais antigas do mundo.

No período que engloba a década de 1880 e o ano de 1919, a Tanzânia foi uma colônia de exploração da Alemanha. Depois, entre 1919 e 1961, foi colonizada pelos britânicos. Após a consolidação do processo de independência do país, o arquipélago de Zanzibar fundiu-se à Tanganica formando a Tanzânia, fato que ocorreu no dia vinte e seis de abril de 1964. Em 1995, o partido único foi destituído e foram realizadas eleições democráticas pela primeira vez na nação, algo que não ocorria desde os anos 1970.

A população da Tanzânia, em 2006, era de 38 milhões de pessas, apresentando uma taxa referente ao crescimento populacional em 2%. Há muita desigualdade social no país e a densidade demográfica tem variação entre 1 pessoa por km² em regiões de extrema aridez, chegando a 51 pessoas por quilômetro quadrado nas áreas de planalto, que são mais úmidas. No arquipélago de Zanzibar a densidade fica em 134 por km². Cerca de 80% da população da Tanzânia é rural. Dar es Salaam é a capital comercial do país e a sua cidade mais importante, apesar de não ser a capital oficial, que atualmente é Dodoma, localizada no centro da nação e que abriga a sede do Parlamento da União.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tanzania
http://www.portasabertas.org.br/cristaosperseguidos/perfil/tanzania/
http://viajeaqui.abril.com.br/paises/tanzania
http://curiosidadeseculturas.blogspot.com.br/2010/08/o-povo-massai-da-tanzania.html
Mapa: http://www.ewbuw.org/node/332

Arquivado em: África