Caso dativo (Dativ)

Por Joel Altenhofen

Graduação em Abi - Letras Alemão (UFSC, 2014)

Categorias: Alemão
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Dativo serve para marcar o objeto indireto dentro de uma oração. Objeto indireto equivale normalmente àquele que recebe o resultado de uma ação.

Neste caso ele sempre aparecerá quando dentro da oração ocorrer um verbo indireto. Podemos falar em língua portuguesa por exemplo: “comprei um computador para Pedro”. Poderíamos afirmar somente: “comprei um computador” e teríamos então sujeito verbo objeto.

No exemplo acima citado temos também um objeto indireto. Pedro será objeto indireto pois recebeu o resultado da ação.  Há inclusive uma outra maneira de expressar esta oração: Comprei-lhe um computador.  No caso dos pronomes pessoais no objeto indireto, a língua portuguesa também faz a marcação do mesmo.

Na língua alemã essa marcação ocorre tanto para os pronomes pessoais como também para os artigos definidos e indefinidos.  Assim sendo quando temos um objeto indireto dentro de uma sentença, precisamos marcar o mesmo conforme as regras do caso dativo.  A tabela abaixo demonstra como devem ser feitas essas marcações no caso dos artigos definidos e indefinidos.

Nominativo Dativo
Artigos definidos Artigos indefinidos Artigos definidos Artigos indefinidos
der ein dem einem
die eine der einer
das ein dem einem
die (plurar) - den (plural) -

Desta maneira, na hora de formular sentenças com objetos indiretos é necessário usar a tabela acima no caso dativo. Exemplos:

Quando o caso dativo aparece com preposições que requerem o seu uso, o emprego da tabela acima também faz-se necessário. Exemplos:

Pronomes demonstrativos, pronomes possessivos bem como pronomes indefinidos também podem aparecer no caso dativo e seguem as mesmas terminações dos artigos.  Vejamos alguns exemplos abaixo:

O caso dativo é um caso específico, cujo uso porém exerce uma função bem clara sobre as informações. Recomenda-se sempre o estudo do caso dativo por etapas para não ocorrer uma sobrecarga de informações.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!