Obras de Michelangelo

Graduada em Artes-Dança (Unicamp, 2018)

Publicado em 13/08/2022
Ouça este artigo:

Michelangelo é um dos grandes nomes do Renascimento italiano. Pintor, escultor, engenheiro e arquiteto, o artista conta com um vasto e multifacetado acervo.

Sua habilidade técnica e estética eram inquestionáveis. Além disso, Michelangelo foi um dos primeiros renascentistas a antecipar outros movimentos artísticos como o Maneirismo e o Barroco, o que trouxe mudanças para seu estilo de pintar e esculpir.

Vale destacar algumas características importantes das obras de Michelangelo:

  • Composições complexas: pessoas representadas em movimento com seus corpos contorcidos ou em posições peculiares.
  • Escalas ambiciosas e grandiosas: distorção das escalas de suas representações para trazer mais dramaticidade e expressão para a obra.
  • Detalhamento da figura humana: seus estudos de anatomia permitiram um conhecimento de corpo diferenciado de outros artistas e que é revelado na precisão dos detalhes da representação do ser humano.
  • Estilo “heroico”: esculturas de corpos nus e atléticos, além da representação de personagens musculosos e exagerados.
  • Temáticas recorrentes: O conflito interno entre carne e divindade e suas paixões terrenas e o temor a Deus.

A Pietá (1498-1500)

Pietá, obra de Michelangelo. Atualmente localizada no interior da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Foto: Vitaly Minko / Shutterstock.com

Uma das obras mais famosas de Michelangelo, “A Pietá” está localizada na Basílica de São Pedro em Roma. Demonstrando toda sua técnica em esculpir mármore, o artista é capaz de representar em detalhes os drapeados de tecido e a figura humana como um todo.

A escultura retrata a cena em que Maria carrega Jesus em seus braços logo após ele ser crucificado. Apesar da representação ser de uma cena bíblica repleta de sofrimento, ambos são representados de forma idealizada e muito bela. Acreditava-se, dessa forma, que a escultura como um todo ecoaria a beleza do divino.

Leia mais sobre a escultura "A Pietá".

Davi (1501-1504)

Estátua de Davi, de Michelangelo, em exposição na Academia de Belas Artes em Florença, Itália. Foto: Lucas Martins / InfoEscola.com

Com mais de cinco metros de altura e pesando mais de 5 toneladas, “Davi” é a obra prima de Michelangelo. O artista superou todas as expectativas ao esculpir um mármore considerado por seus pares como estragado, devido a diferentes tentativas que outros artistas fizeram de esculpir.

A obra representa a cena bíblica anterior ao confronto entre Davi e Golias, onde o jovem está com uma pedra em uma mão e um estilingue apoiado em seu ombro. A tensão no olhar e no corpo de Davi ao enfrentar o gigante é representada em todos os detalhes por Michelangelo. É possível ver os tendões saltados, a musculatura contraída e as veias em relevo como se ali pulsasse sangue.

Tondo Doni (1504 – 1506)

Tondo Doni, pintura de Michelangelo

“Tondo Doni” é outra grande obra de Michelangelo. Em um painel redondo de 120 cm de diâmetro, o artista utiliza cores vibrantes para criar uma cena que revela o conflito entre o divino e o pagão.

A obra tem ao centro uma composição entre as figuras bíblicas Maria, José e Jesus e, ao fundo, vários corpos nus. Além de ter a oportunidade de trabalhar diferentes técnicas com a pintura da nudez, Michelangelo contrapõe a divindade bíblica central com uma humanidade pagã em segundo plano.

Afrescos da Capela Sistina (1508-1512)

Teto da Capela Sistina - Palácio Apostólico (Cidade do Vaticano). Foto: RPBaiao / Shutterstock.com

Os afrescos da Capela Sistina são um conjunto de obras que representam diversas passagens bíblicas. Junto com Sandro Botticelli, Domenico Ghirlandaio, Pietro Perugino e Rafael Sanzio, Michelangelo fica responsável por pintar o teto da capela localizada no Vaticano.

O artista retrata no teto nove cenas bíblicas do livro de Gênesis. Além disso, ele procurou dar às figuras uma qualidade de escultura pintada, por isso utilizou uma paleta de cores que se assimila às pedras esculpidas.

Leia também:

Arquivado em: Artes, Escultura, Pintura