Glucosamina

Um dos monossacarídeos mais abundantes na natureza, a glucosamina é um composto representado pela fórmula química C6H13NO5 e constitui num derivado amínico (que possui em sua estrutura uma função amina) da glicose. Pode ser obtida por meio da hidrólise da mucina (glicoproteína presente no muco) e da quitina (polissacarídeo que compõe a parede celular de fungos e exoesqueletos de artrópodes), ou, mais raramente, pela fermentação de grãos tais como aveia e milho.

Essa substância faz parte da construção de tecidos das articulações e é, simultaneamente, precursora e estimulante da síntese de proteoglicanos, proteínas extracelulares componentes das cartilagens. Devido a tais propriedades, a glucosamina é muito indicada para o tratamento de doenças das articulações, como artrite e osteoartrite (também conhecida como artrose). Ela age impossibilitando a desgaste e auxiliando na reconstituição da cartilagem, dos tendões e dos ligamentos, de modo a aliviar as dores causadas por esses tipos de doenças.

A glucosamina também pode apresentar efeitos benéficos em casos de distúrbios digestivos, determinados problemas circulatórios, lesões de músculos e nervos das articulações, inflamações dos discos da coluna, e escassez do líquido sinovial (líquido presente nas cavidades articulares e nas bainhas dos tendões que tem a função de lubrificar as articulações, possibilitando um movimento suave e indolor). Sua eficiência está intimamente ligada ao tamanho da molécula, que, por ser pequena, é facilmente absorvida e assimilada pelo organismo. Além disso, grande parte das moléculas de glucosamina não se ioniza em meio de pH fisiológico, o que facilita a passagem dessa substância pela membrana da célula.

Não existem fontes alimentares naturais de glicosamina, essa substância é extraída para fins comerciais dos exoesqueletos de crustáceos, tais como lagosta, camarão e caranguejo. Indivíduos alérgicos a mariscos devem evitar a utilização da glucosamina.

Referências:
http://pt.scribd.com/doc/7387315/O-Que-e-a-Glucosamina-e-Condroitina
http://www.copacabanarunners.net/glicosamina.html
http://www.saudeeforca.com/glucosamina-e-condroitina-tratamento-para-artrite-a-artrose/
http://www.news-medical.net/health/Osteoarthritis-Treatments-(Portuguese).aspx

Arquivado em: Bioquímica