Dengue

Por Luiz de Oliveira Alves

Graduado em Ciências Biológicas (UNIFESO, 2014)

Categorias: Doenças
Faça os exercícios!
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Dengue é o vírus causador da doença de mesmo nome, apresentado em 4 formas diferentes. Se constitui de RNA envelopado, da família flaviviridae e gênero flavivirus: DEN-1,DEN-2,DEN-3 e DEN-4. Todos causam a forma comum da doença, podendo evoluir para uma dengue hemorrágica em especial o tipo DEN-2 e DEN-3, sendo que o DEN-1 possui maior capacidade de disseminação e o DEN-3 apresenta os sintomas mais fortes. Em suas formas, o vírus pode acarretar na dengue clássica (mais branda) ou na dengue hemorrágica (extremamente perigosa),

Acredita-se que este vírus teve sua origem na Ásia, infectando primeiramente macacos, passando para humanos através de picadas de mosquitos.

Mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da Dengue. Foto: mrfiza / Shutterstock.com

A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, podendo ser também transmitida através de contato sanguíneo ou transplante de órgãos. Seu tempo de incubação varia entre 3 a 15 dias.

Os sintomas da dengue clássica são:

Já na dengue hemorrágica, além dos sintomas da dengue clássica, inclui:

O tratamento tanto da dengue clássica quanto ao da dengue hemorrágica se constitui em antitérmicos e tratar os sintomas evitando o uso e anti-inflamatórios e ácido acetilsalicílico (AAS), devido aos riscos de evolução para hemorragias.

É necessário que o paciente depois do diagnóstico faça exames de sangue regulares para avaliar as plaquetas (responsável pela coagulação); caso as plaquetas cheguem a um número muito baixo pode acarretar em hemorragias. Uma vez infectado por um dos tipos da dengue, não é possível se infectar de novo com o mesmo tipo, pois o organismo cria células específicas de ataque (memória adquirida).

O Governo Federal lançou várias campanhas na tentativa de erradicar ou diminuir a doença, atacando diretamente o seu vetor, o mosquito Aedes aegypti, chegando até mesmo passar carros espalhando inseticida (fumacê) pelas regiões com altos índices de infecções. Não sendo uma boa estratégia e pouco utilizada, pois o mosquito cria resistência a este inseticida e tal procedimento afeta a saúde da população em geral ao longo prazo. O governo conscientiza a população a não deixar água parada, dar devido fim aos entulhos de obras, ter telas de proteção em casa, usar roupas compridas, manter caixas de água bem fechadas, entre outros. Entre 2015 e 2016 o Brasil enfrentou uma grande epidemia de dengue, segundo o Ministério da Saúde; de janeiro até setembro de 2015 foram registrados 1.452.489 casos, chegando a 739 casos de óbito.

Leia também:

Referencias:
http://www.combateadengue.com.br/o-virus-familia-flaviridae/
http://www.dengue.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=5
http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/38327/dengue-estrutura-do-virus#!2
http://www.ucg.br/ucg/agencia/home/secao.asp?id_secao=3345
http://www.sanofi.com.br/l/br/pt/layout.jsp?scat=858A191C-3584-4E1C-A998-7B1347A1EE10
http://noticias.uol.com.br/saude/listas/la-vem-o-fumace-contra-o-mosquito-da-dengue-mas-como-fica-a-sua-saude.htm
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2015/10/27/com-14-milhao-de-casos-em-todo-brasil-dengue-bate-recorde.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!