Neoplasia

Por Aline Oliveira Silva

Graduação em Biologia (CUFSA, 2010)
Especialização/MBA em Análises Clínicas (Uninove, 2012)

Categorias: Câncer, Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A palavra neoplasia significa: neo (novo) + plasia (crescimento), “novos crescimentos”. Existem três conceitos muito usados ao se falar de neoplasia: são eles tumor, a própria neoplasia e câncer. Apesar de em algumas situações poderem ser usados como sinônimos, possuem uma descrição precisa e clara.

Tumor se refere ao efeito de massa. Assim sendo, tumor é sinônimo de qualquer coisa que acumule e leve ao aumento de um tecido ou determinada região, que pode ocorrer por uma reação inflamatória, por aumento de fluidos e/ou por uma proliferação descontrolada de células. A neoplasia por sua vez, é especificadamente uma proliferação descontrolada de células, que pode ser benigna ou maligna e por fim, o câncer é o termo utilizado para designar uma neoplasia maligna.

As neoplasias são descritas como uma massa anormal de tecido, cujo crescimento é excessivo, descontrolado e persistente.

Basicamente, para diferenciar uma neoplasia benigna de uma maligna (câncer), são analisados alguns fatores, como por exemplo, no caso de uma neoplasia benigna, as células são semelhantes à dos tecidos normais, geralmente crescem lentamente, mas o ritmo de crescimento depende de vários fatores e pode acontecer de uma neoplasia benigna crescer mais rapidamente que as malignas. Não possuem a capacidade de se espalhar para outros tecidos e órgãos e em geral, e após serem removidos, não reincidem. Já o câncer possui células que tendem a se multiplicar rapidamente e que se espalham para outras regiões do corpo, e mesmo com o tratamento adequado, as reincidências da doença são comuns.

Os termos diferenciação e delimitação são importantes na hora de diagnosticar uma neoplasia em benigna ou maligna e são analisados quesitos como se a massa é bem delimitada ou invasiva e o quanto é diferenciado, ou seja, o quanto as células são parecidas (bem diferenciadas) ou não das células normais (anaplásicas).

Nomenclatura das neoplasias

A nomenclatura das neoplasias depende do tipo de tecido afetado. Todos os tecidos são formados a partir de folhetos germinativos, ectoderma, mesoderma e endoderma.

Para tumores benignos do tecido mesenquimal, que é um tipo de parênquima, ou seja, tecido de preenchimento, é utilizado o sufixo OMA. É comum encontrar na literatura que a nomenclatura das neoplasias benignas segue a regra de se acrescentar o sufixo oma ao nome do tecido de origem, como por exemplo, um tumor do tecido adiposo chama-se lipoma, porém, o sufixo também pode ser usado para algumas neoplasias malignas, como por exemplo, o linfoma. Já para tumores mesenquimais malignos, acrescenta-se o sufixo sarcoma.

No caso de uma neoplasia epitelial benigna, usam-se os termos adenoma e papiloma e no caso de neoplasias epiteliais malignas, utiliza-se o termo carcinoma, como por exemplo adenocarcinoma e carcinoma espinocelular.

As neoplasias malignas do tecido linfo-hematopoiético são designadas linfomas. Como dito anteriormente, o sufixo OMA é utilizado para designar essa neoplasia, que ocorre nos linfócitos e leucemia, que ocorre nas células hematopoiéticas.

Por fim, as neoplasias com origem nas células germinativas (gônadas) são chamadas de teratomas quando benignas e teratocarcinomas quando malignas e possuem uma mistura de vários tecidos atípicos como cabelo, glândulas, músculos e ossos.

A carcinogênese ou oncogênese é o processo de formação de uma neoplasia que passa por vários estágios até chegar na formação de um tumor. Esse processo envolve alterações genéticas e um dano no material genético (DNA), transformado as células e desencadeando o desenvolvimento do tumor.

Bibliografia:

http://w2.fop.unicamp.br/ddo/patologia/downloads/db301_un5_Aula44CaracGerNeop.pdf

http://www.ufjf.br/deptopatologia/files/2011/08/Neoplasias-1.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!