Principais pandemias

Por Luiz de Oliveira Alves

Graduado em Ciências Biológicas (UNIFESO, 2014)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A pandemia ocorre quando uma epidemia de origem infecciosa sai do controle e afeta grandes quantidades populacionais como um continente ou o planeta inteiro. Os primeiros relatos de pandemia se originaram do vírus da gripe em 1580 na Ásia, que em apenas 6 meses se espalhou pela Europa, África e posteriormente para a América do Norte e Reino Unido, matando em torno de 10% da população em áreas afetadas pela doença.

Posteriormente, a gripe ataca novamente. Desta vez, sua origem vem da Rússia como um surto no ano 1729 e se tornou uma pandemia em 1732 onde tomou o mundo inteiro, matando em torno de 500 mil pessoas em 36 meses. Outros casos de pandemias ocorreram anos 1781 na China quando infectou a Europa em 8 meses, e em 1830 que também teve início na China, passando pela Ásia, Europa e as Américas, onde infectou em torno de 25% da população. Após estas, as pandemias começaram a ter nome próprio:

Além da gripe, outras doenças originaram grandes pandemias como a cólera, que acarretou em 8 grandes pandemias que tomaram o mundo inteiro:

  1. Teve início na Índia em 1816 onde se alastrou para China e chegou a República do Azerbaijão, Cazaquistão, Turcomenistão e Rússia através do Mar Cáspio.
  2. De início na Europa, a cólera infectou os Estados Unidos, Canada e Inglaterra em 1832.
  3. Afetou gravemente a Rússia, a partir de 1852, causando mais de um milhão de óbitos.
  4. Se alastrou rapidamente entre a população Europeia e Africana entre 1863 e 1875.
  5. Grande contaminação da América do Norte no ano de 1866.
  6. Infectou principalmente a Alemanha causando mais de 8 mil mortes no país em 1892.
  7. Atingiu a Rússia em 1899, mas com o avanço da Saúde pública, a Europa foi pouco afetada.
  8. Iniciou-se na Indonésia em 1961 se alastrou para Bangladesh, Índia, e chegou a União Soviética em 1966.

No século XVIII na baixa idade média, por falta de saneamento, a peste negra assolou a Europa dizimando entre um terço (25 milhões) a metade da população (75 milhões).

Em decorrência da colonização, doenças novas foram introduzidas em certas áreas, onde evoluíram para grandes pandemias como a da varíola e o sarampo, que ocorreu entre 1500 a 1530 no México e Peru causando mais de 2 milhões de mortes.

Atualmente o vírus HIV causa uma grande pandemia global de AIDS, desde seu descobrimento em 1982 o vírus já infectou mais de 60 milhões de pessoas, resultando em 20 milhões de óbitos. Atualmente, mais de 34 milhões de pessoas estão infectadas. Outras doenças como o Ebola, Zika, Dengue e Chikungunya estão sendo estudadas profundamente pela comunidade científica, pela facilidade de contaminação mundial, podendo resultar em grandes pandemias.

Referências:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/01/cientistas-dos-eua-alertam-para-pandemia-de-zika-e-cobram-acao-da-oms.html

http://www.artigos.com/artigos-academicos/11549-gripe-pandemia-uma-historia-que-nunca-acaba-o-terror-da-humanidade

http://www.professorjarbasbio.com.br/aids.htm

http://drauziovarella.com.br/sexualidade/mais-de-34-milhoes-de-pessoas-no-mundo-sao-portadoras-do-virus-hiv/

https://www.worldometers.info/coronavirus/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!