Quarentena

Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (FIOCRUZ, 2011)
Graduada em Biologia (UGF-RJ, 1993)

Ouça este artigo:

Em dezembro de 2019 foi descoberto, na China, um novo vírus, da mesma família dos vírus causadores da SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio). Esse vírus ficou conhecido como SARS-CoV-2. A doença foi chamada de Covid-19 e se tornou uma pandemia, que paralisou as atividades ao redor do mundo. Uma das medidas de combate a doença é a quarentena de indivíduos vindos de áreas suspeitas ou que tenham tido contato com pessoas suspeitas.

Definição

O termo vem do italiano quaranta giorni, ou, quarenta dias. É um termo utilizado para definir o isolamento de pessoas, animais ou lugares que podem acarretar perigo de infecção. O tempo de quarentena pode variar e nem sempre compreende o período de quarenta dias. Depende muito do tempo de propagação da doença. É um isolamento profilático e preventivo.

Em princípio, quando o indivíduo está em quarentena, ele não apresenta sintomas da doença com a qual possa ter tido contato direto ou indireto. No contato indireto, o indivíduo permanece no local onde há um surto de uma determinada doença. Mesmo que não esteja apresentando sintomas naquele momento, o indivíduo é afastado do restante da população como medida de prevenção até que se tenha certeza de que a sua saúde está íntegra.

Diferentemente da quarentena, o isolamento é a separação de pessoas sintomáticas e assintomáticas que estão em investigação clínica e laboratorial, de maneira a evitar a propagação da doença.

Histórico

Desde o século XIV, a cidade de Veneza, Itália, sofria com repetidos surtos de Peste Negra, também conhecida como Peste Bubônica. Essa doença era muito agressiva, dolorosa e os infectados iam a óbito em cinco dias. O contágio se dava por uma bactéria transmitida por pulgas que eram disseminadas por roedores. As precárias condições sanitárias e de higiene da época ajudavam a disseminar os roedores, e consequentemente a doença.

Os surtos só terminaram em 1630 e mais de um terço da população da cidade faleceu por conta da doença. A enfermidade chegava à Europa pelas rotas comerciais oriundas da Ásia, pelo Mar Mediterrâneo, e o porto de Veneza era parada obrigatória. Por conta disso, a cidade instituiu a quarentena de quarenta dias, tempo em que os barcos deveriam ficar isolados antes que passageiros e tripulantes desembarcassem. Essa medida se mostrou muito eficiente para a contenção da Peste Negra e tornou-se uma prática comum em saúde pública desde então.

Quarentena e COVID-19

O período de quarentena está diretamente relacionado ao tempo de incubação do vírus e a manifestação dos primeiros sintomas após a infecção. No caso do Coronavírus, esse tempo é de 5 a 15 dias. Além dos cuidados com os sintomas da doença, é importante que se cuide também da saúde mental.

Mudar radicalmente a rotina diária pode gerar estresse e ansiedade, interferindo na resposta imunológica do organismo. Uma boa forma de manter a saúde mental é estar sempre em contanto constante com amigos e familiares, procurar sempre ter uma rotina saudável na medida do possível e obter informações de fontes confiáveis, não se impressionando com fake news ou notícias difundidas por mensagens de aplicativos de celular.

A quarentena é uma medida importante para evitar a propagação de doenças infecciosas para toda a população e deve ser respeitada.

Leia também:

Bibliografia:

A história de Veneza e como ela sobreviveu a pior epidemia de todos os tempos, a Peste Negra. Disponível em: https://www.schontur.com.br/blog/a-historia-de-veneza-e-como-ela-sobreviveu-a-pior-epidemia-de-todos-os-tempos-a-peste-negra/ Acessado em 19/11/2020.

Covid-19: saiba a diferença entre quarentena e isolamento. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/covid-19-saiba-diferenca-entre-quarentena-e-isolamento Acessado em 19/11/2020.

O que é quarentena? Entenda quando ela acaba, como cuidar da saúde mental e mais. Disponível em:

https://www.otempo.com.br/brasil/o-que-e-quarentena-entenda-quando-ela-acaba-como-cuidar-da-saude-mental-e-mais-1.2357070 Acessado em 19/11/2020.

Quarentena e Isolamento: A Peste Negra e a origem da Quarentena em Veneza. Disponível em: https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/04/quarentena-isolamento-peste-negra-origem-quarentena Acessado em 19/11/2020.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Saúde