Sarcoma de Kaposi

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Câncer, Neoplasias
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O Sarcoma de Kaposi é uma neoplasia que acomete o endotélio linfático. Foi descrita pela primeira vez no ano de 1872 pelo médico húngaro Moritz Kaposi, em Viena, dando-lhe o nome de “sarcoma múltiplo pigmentado idiopático”.

Esta neoplasia leva ao crescimento de um tecido anormal que cresce abaixo da pele no revestimento da cavidade oral, nariz, garganta, e em outros órgãos. Essas lesões possuem coloração arroxeada e são compostas por células cancerosas, novos vasos sanguíneos e leucócitos sanguíneos.

Entre os anos de 1950 e 1960 surgiu uma forma endêmica da doença na África. No ano de 1970, houve a associação dessa patologia com baixa de imunidade iatrogênica. No ano de 1980, surgiram muitos casos da doença em indivíduos homossexuais. Já em 1994, foi demonstrada a presença de um herpes vírus associado, denominado VHH-8 ou KSHV. Essa doença desenvolve-se apenas em sistemas imunitários deprimidos.

Existem quatro tipos de sarcoma de Kaposi, sendo que cada um possui um desenvolvimento clínico diferentes, são eles:

O diagnóstico é feito através de biópsia. Caso seja confirmado o diagnóstico, outros exames devem ser realizados para a determinação da lesão da doença.

Existem quatro tipos de tratamento padrão para o sarcoma de Kaposi, que são: a quimioterapia, a radioterapia, a cirurgia e terapia biológica que utiliza o sistema imunológico do paciente para lutar contra o câncer. O tratamento, em casos onde o sarcoma está associado ao HIV, deve combinar tratamentos para ambas as doenças. Terapias antivirais usadas para reduzir a evolução da AIDS podem ser combinadas com medicamentos contra o câncer e remédios para combater as infecções.

Fontes:
http://www.copacabanarunners.net/sarcoma-kaposi.html
http://www.daviddarling.info/encyclopedia/K/Kaposis_sarcoma.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sarcoma_de_Kaposi
https://web.archive.org/web/20140720110935/http://drashirleydecampos.com.br/noticias/10227
http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=39&id=319&menu=2

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!