Floresta estacional

Licenciada em Geografia (UFG, 2003)

Segundo o pesquisador Avaldo Filho, Doutor em Botânica, não apenas a definição de Floresta Estacional, como o próprio entendimento do termo Floresta, passam por dificuldades em obter consenso entre os pesquisadores. Aqui optamos por compreender o conceito de Floresta Estacional em um sentido próximo do literal, de modo a facilitar o entendimento.

A Floresta Estacional é uma formação vegetal constituída por árvores de médio e grande porte, não muito espaçadas e que estão adaptadas às transformações características de cada estação climática.

Vegetação Brasileira

Floresta Estacional é a classificação de alguns tipos de vegetação que ocorrem no Brasil. Esta categoria está inserida no Sistema Fitogeográfico Brasileiro, que categoriza as diferentes tipologias da vegetação brasileira. O termo “Floresta Estacional”, é utilizado também na tentativa de pesquisadores da área, de adequarem a uma nomenclatura universal.

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em seu Departamento de Geociências, elaborou o Manual Técnico da Vegetação Brasileira, onde as formações vegetais do tipo “Floresta Estacional”, são identificadas e subdivididas.

Nessa classificação, as formações vegetais são descritas de maneira hierárquica. As Florestas Estacionais do Brasil são categorizadas em três subclasses de formação:

Floresta Estacional Semidecidual

Também chamada Floresta Tropical Subcaducifólia, nesse tipo de floresta, as árvores estão submetidas à queda das folhas na estação seca. No entanto, as árvores não perdem todas as folhas, é o que indicam os termos: Semidecidual e Subcaducifólia, este último seria correspondente a algo como, “quase todas as folhas caducas”. Caducas aqui, no sentido de findar, acabar, caducar.

Esse tipo de vegetação é comum na faixa de clima tropical, que possui duas estações do ano bem definidas. Uma considerada favorável: quente e chuvosa e outra desfavorável que pode ser quente e seca ou fria com baixas temperaturas. É na estação desfavorável que ocorre a queda das folhas das árvores, como forma de adaptação ao período adverso.

De acordo com a proximidade dos rios e altitude, essa floresta pode ainda ser subdividida em Aluvial, das Terras Baixas, Submontana e Montana. Sendo as primeiras localizadas próximas às planícies fluviais e de acordo com a elevação da altitude chegará ao tipo Floresta Estacional Semidecidual Montana.

Floresta Estacional Decidual

Conhecida também como, Floresta Tropical Caducifólia, é, assim como a Semidecidual, submetida a dois períodos climáticos distintos. Porém, a maior parte das suas árvores perde todas as folhas na estação desfavorável. Isso ocorre, em razão do rigor do período de estiagem prolongada ou de baixas temperaturas (abaixo de 15 ºC).

As árvores, para resistir às condições de temperatura e umidade adversas, perdem todas as folhas durante a estação seca ou muito fria e assim que chega o período chuvoso, voltam a gerar novas folhas, flores e frutos.

A “floresta das folhas caducas”, Floresta Estacional Decidual, também é dividida em estratos dos tipos: Aluvial, das Terras Baixas e Submontana em função da altitude.

Floresta Estacional Sempre-Verde

Chamada também de Floresta Estacional Perenifólia, é um tipo de vegetação que as suas árvores, ou não perdem ou então caem poucas folhas no período de estiagem. Tanto a expressão Sempre-verde quanto Pefrenefólia, referem-se a esta característica das árvores de “folhas perenes”, que não caem ou secam.

As Florestas Estacionais Sempre-Verde, possuem espécies de árvores tipicamente amazônicas, no entanto estão localizadas especialmente nas bordas da Floresta Amazônica, na linha de transição com outros domínios morfoclimáticos ou biomas. Elas podem ser do tipo Aluvial, das Terras Baixas e Submontana.

A inclusão da formação vegetal Floresta Estacional Sempre-Verde só ocorreu no último Manual da Vegetação Brasileira do IBGE e ainda divide os estudiosos da vegetação do país sobre se ela seria mesmo uma vegetação do tipo estacional.

Fontes:

Manual Técnico da Vegetação Brasileira – IBGE - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv63011.pdf

Fitogeografia e estrutura das Florestas Estacionais Deciduais no Brasil - Avaldo De Oliveira Soares Filho – Tese de doutorado - http://www.ppgbot.uefs.br/teses-dissertacoes/downloads/102/fitogeografia-e-estrutura-das-florestas-estacionais-deciduais-no-brasil.pdf

Arquivado em: Biomas